Patrulha Escolar de Pinhais completa um ano com mais de 5 mil crianças atendidas

Patrulha Escolar de Pinhais completa um ano com mais de 5 mil crianças atendidas

Patrulha Escolar de Pinhais
Projeto da Guarda Municipal de Pinhais contribui com a segurança das unidades de ensino, além de desenvolver diferentes atividades pedagógicas

Desenvolvido pela Guarda Municipal de Pinhais, o projeto Patrulha Escolar completa um ano de atividades nas escolas e Cmeis da rede municipal de ensino da cidade. Para marcar o ciclo de atuação, a Secretaria de Educação (Semed) e a Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset) promoveram na tarde do dia 3, segunda-feira, uma comemoração com as crianças e profissionais envolvidos na Escola Municipal Severino Massignan, no bairro Weissópolis.

A iniciativa, encabeçada pelos guardas municipais Ostroski e Reinert, não apenas contribui com a segurança das unidades de ensino, mas também desenvolve um trabalho de aproximação com os alunos por meio de diferentes atividades pedagógicas promovidas nas salas de aula. O projeto é mais uma ação do plano de governo da atual gestão e já alcançou cerca de 5.600 crianças da rede municipal.

Diariamente, a equipe está presente nas escolas e Cmeis, e há ainda uma agenda pré-definida em conjunto com a Semed. Os trabalhos variam de acordo com a idade das turmas, sendo abordados diversos conteúdos como prevenção às drogas, trânsito, conservação do patrimônio público, questões de civismo, apresentações lúdicas, atividades de interação, conversação sobre diferentes temas e dinâmicas como a “Caixa da Calma e a Caixa da Raiva”. Outro atrativo de sucesso entre as crianças são os fantoches da GM, os bonecos Júlio e Júlia, presentes nas contações de histórias.

“Nós trabalhamos com eles o projeto convivência, onde vamos de sala em sala contando uma história e escutando o que eles têm para nos relatar, tirar dúvidas. Fazemos a entrada deles nas escolas e Cmeis, orientando, e os acompanhamos também no momento cívico, indo às escolas em datas planejadas. A gente vê a positividade dos pais e familiares dos alunos com a gente, as famílias elogiam, as diretoras e professoras também pedem para a gente vir sempre”, comenta a GM Ostroski.

No evento de comemoração, as crianças se reuniram na quadra da escola para cantarem os Hinos do Brasil, Paraná e Pinhais. Cada criança também entregou um desenho em homenagem aos guardas da Patrulha Escolar e todos puderam assistir à apresentação dos fantoches promovidas pela GM de Pinhais e de Curitiba, parceira do projeto.

A prefeita Rosa Maria enalteceu o trabalho dos profissionais envolvidos no projeto e salientou sua importância para a promoção da segurança no ambiente escolar. “Eu aprendi, desde pequena, que é melhor prevenir do que remediar. Se nós tivermos aprendizado para diminuir os riscos que a gente possa ter, é muito bom. Agradeço à Ostroski e ao Reinert pelo projeto que eles têm tocado com o Júlio e com a Júlia, ensinando vocês a se tornarem crianças mais seguras, a dizer ‘não’ na hora de dizer ‘não’, a cuidar, a ter todo o carinho com vocês mesmos e vocês mesmas. É um ano de muita prevenção, de muito trabalho, de ajudar as escolas. Nesse aniversário de 31 anos de Pinhais, o grande presente é o sorriso de vocês. A Patrulha Escolar é parceira e ela vai continuar nos ajudando, nos ensinando a ficar longe dos perigos”, declarou.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes; o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Jr. e guardas municipais de Pinhais; o GM Baladele, responsável pelo teatro de fantoches da GM de Curitiba; profissionais de educação e alunos da EM Severino Massignan.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress