As ações, realizadas em parceria com UFPR, visam principalmente a promoção de hábitos alimentares saudáveis em unidades de ensino e demais equipamentos públicos
Desde 2014, as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Pinhais realizam projeto em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. As atividades fazem parte das ações intersetoriais de educação alimentar e nutricional, que também envolvem o Departamento de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“Nosso principal objetivo é a promoção da alimentação saudável”, destaca Regina Lang, coordenadora do projeto. De acordo com Regina, vivemos uma realidade de certo modo confusa, já que nunca tivemos tantas informações sobre alimentação e ao mesmo tempo tantas dúvidas sobre o que é necessário inserir em nossas refeições. “Este é um assunto de interesse das pessoas, portanto percebemos uma participação positiva. Muitos carecem de orientações sobre o que de fato é uma alimentação saudável e o que é mais indicado para cada um”, explica Regina.
As ações são realizadas em Escolas e Cmeis, além de outros equipamentos públicos que oferecem atendimento à população, como o Centro de Convivência do Idoso, CAPS II e Armazém da Família. Neste último local, as equipes, formadas por alunas do curso de Nutrição e nutricionais da Prefeitura, disponibilizam material que auxilia àqueles que compram no armazém a identificarem alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura. “A classificação é por meio de um semáforo, sendo que o sinal vermelho demonstra o maior risco à saúde. Nas prateleiras, os alimentos possuem as indicações, vermelha, amarela e verde, incentivando um consumo consciente, deixando claro quais produtos são menos saudáveis”, explica Regina.
Segundo a coordenadora, para o aluno que participa do projeto a importância está na imersão na realidade da sociedade, já para o público beneficiado pelas ações há uma melhora nos hábitos alimentares. “Neste período de aplicação do projeto observamos resultados muito positivos, como a redução dos problemas de sobrepeso nas unidades de ensino, e o entendimento da importância da alimentação saudável”, afirma.
Visita
Nesta semana, Regina foi recepcionada pelo prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, para a apresentação dos resultados da iniciativa. Também participaram da visita, o secretário de Governo, Lukala Nóbrega; Ari Frozza, do Departamento de Agricultura e Abastecimento e a nutricionista Jerosiane Nunes Marchaukoski, do Núcleo Técnico de Nutrição (Nuten).