Na manhã do dia 18 de dezembro, sexta-feira, foi oficializada a cessão do imóvel da Prefeitura de Piraquara, no bairro Guarituba, para a implantação da 1ª Cia de Polícia de Guarda – Soldado Bárbara Aline Gonçalves da Rocha, instalada no edifício 3° Sargento Edson Luiz Cordeiro Borges. A unidade policial que até então funcionava junto com o Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd, agora conta com espaço exclusivo no bairro mais populoso do município.
O imóvel localizado na Rua Elisabeth de Souza, n° 784, foi adquirido pelo município há alguns anos, e após passar por adequações e reforma, foi disponibilizado para o uso do BPGd. No local, também está sendo instalada a Central de Monitoramento de Piraquara, que será compartilhada com a Polícia Militar. Ela receberá imagens de câmeras que serão instaladas em prédios e espaços públicos, além das principais ruas do município.
O prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, destacou a parceria com a Polícia Militar que possibilitou a implantação de uma unidade policial no Guarituba. “Desde quando se instalou em Piraquara o BPGd contribuiu com a melhoria da segurança no município. Agora, por meio dessa parceria conseguimos descentralizar a sede do policiamento e trazer para dentro do Guarituba, o que com certeza vai refletir na segurança de toda a região”, destacou.
De acordo com o capitão Márcio, que representou o comandante do BPGd, tenente coronel Cidreira, a instalação da 1ª Cia de Polícia de Guarda otimiza o trabalho da Polícia Militar na região. “Está em um local estrategicamente posicionado, no bairro Guarituba, onde nossas estatísticas registram uma grande incidência de crimes. A Polícia Militar aqui facilita e agiliza a transmissão de ocorrências para as viaturas de área, além de aumentar a presença do patrulhamento na região”, destacou.
Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados os familiares da soldado Bárbara Aline Gonçalves da Rocha e do 3° sargento Borges. A soldado que foi lotada no BPGd e vítima de uma covardia em 2016, denomina a 1ª Cia do Batalhão de Polícia de Guarda. Já o 3º sargento (post-mortem) Borges, que atuava no BPEC e foi vitimado em 2019 na tentativa de impedir um assalto no Centro de Piraquara, batiza o imóvel onde a unidade policial foi instalada.
Eles receberam flores do BPGd e uma placa de homenagem da Prefeitura de Piraquara. “São homenagens aos familiares e a todos os demais policiais militares que conviveram com eles e que arriscam suas vidas em defesa da nossa sociedade. A soldado Bárbara já tinha sido homenageada com o batismo da companhia pelo Governo do Estado e foi novamente lembrada hoje. E o sargento Borges, conhecido carinhosamente como neguinho por nós, foi homenageado por meio de uma lei municipal e agora eterniza o seu nome em um prédio público que abriga a instituição que ele tanto se dedicou”, finalizou o prefeito Marquinhos.
PARTICIPAÇÕES
Também participaram da solenidade a primeira-dama Ana Mazon, o vice-prefeito Josimar Fróes, os vereadores Pastor Guanair, Pastor Valdeci, Vandinho e Valmir Nanico, o comandante da 1ª Cia, tenente Gustavo Henrique Costa Vaz, a presidente do CONSEG Piraquara, Elizabete de Mello, e a presidente da Associação de Moradores Jardim dos Estados, Trianon e Santa Helena, Carla Montanarin, além dos familiares dos homenageados.