Parceria entre Pinhais, Colombo e Piraquara viabiliza Samu na RMC

Parceria entre Pinhais, Colombo e Piraquara viabiliza Samu na RMC

_A6A3688

 

A partir do dia 1º de dezembro os três municípios contarão com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano

Em solenidade realizada no dia 21 de novembro, em Pinhais, os Prefeitos Luizão Goulart (Pinhais), Marcus Tesserolli (Piraquara) e Beti Pavin (Colombo) assinaram convênio junto ao Consórcio Metropolitano de Saúde – Comesp para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano, que irá atender os três municípios.

Estrutura

Para o atendimento, estarão disponíveis três Ambulâncias Básicas (uma para cada município), com um profissional da área de enfermagem e um motorista socorrista; e uma Ambulância Avançada (para os três municípios), que prevê a atuação de um médico, um enfermeiro e um motorista socorrista. Vale lembrar que o SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, como residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Ligação gratuita

É importante destacar também que as ambulâncias do SAMU não serão reguladas pelos municípios, e sim pela Central em Curitiba. De modo automático, a Central identificará as ligações provenientes de uma das três cidades, tornando o serviço mais ágil. As Centrais de Regulação tem um papel primordial para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro acionado de forma gratuita pelo telefone 192.

Atendimento 24 Horas

De acordo com a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Jorge, o SAMU é destinado ao atendimento das emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas, com atendimento 24 horas por dia. “Importante frisar que o serviço só começará a funcionar no dia 1º de dezembro, pois o sistema está em processo de migração”, explicou Adriane

Novo serviço

Segundo Darci Martins Braga, secretário de Sáude de Colombo, o novo serviço disponibilizado pelas Prefeituras tem como principal objetivo chegar o mais rápido possível à vítima. “Os casos atendidos pelo SAMU são situações que podem levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Por isso, é primordial esse serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), já que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam, sempre com a maior rapidez possível”, frisou Darci.

Rápido e eficaz

Para a secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, a integração possibilita ao usuário um atendimento mais rápido e eficaz. “Com o atendimento do SAMU, a população das três cidades parceiras contarão com um serviço de qualidade, sempre que houver alguma urgência ou emergência”, explica Maristela.

Fone 192

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico (192), quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações à vítima e aciona as ambulâncias quando necessário.

Parceria pioneira na região

Durante a solenidade, o Prefeito Luizão Goulart lembrou que as ambulâncias já haviam sido entregues pelo Ministério da Saúde, mas, por entraves burocráticos, a operacionalização destes veículos estava inviabilizada. “Não foi fácil fazer funcionar este sistema de atendimento, pois necessitava de uma série de investimentos e adequações. Porém, nós, os prefeitos das três cidades envolvidas na parceria, conversamos com o Prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo (Presidente do Comesp ), para encontrar uma saída. E, felizmente, conseguimos. Essa é primeira parceria do tipo em nossa região”, destacou Luizão.

Atendimento sem fronteira

Para a Prefeita de Colombo, Beti Pavin, a conquista do SAMU será um importante avanço na área da saúde. “Vamos fazer parte de uma grande rede, pois o SAMU regional não tem fronteiras. Dessa maneira, se algum paciente necessitar do serviço e a ambulância do município já estiver atendendo alguém da mesma localidade, uma unidade de outra cidade parceira poderá ser deslocada para atendê-lo”, explicou Beti. A Prefeita ressaltou ainda que Colombo, Pinhais e Piraquara estão trabalhando de forma conjunta para entregar este serviço para a população da região. “Está chegando ao fim o momento em que as pessoas precisam ficar esperando para serem atendidas”, comemorou Beti Pavin.

Direto para as UTIs

Presente à solenidade de lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano, o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, afirmou que a iniciativa da parceria entre Piraquara, Pinhais e Colombo é um grande passo para um rápido e eficiente atendimento da população da região. “Agora, com esse novo serviço, o cidadão piraquarense, pinhaiense e colombense, vítima de qualquer acometimento, poderá ser levado direto para as UTIs dos grandes hospitais de Curitiba”, informou Marquinhos.

Autoridades presentes

Além dos prefeitos das cidades parceiras e o presidente da Comesp, estiveram presentes à solenidade os prefeitos Carlão Stabach (Contenda ) e Márcio Rato (Quitandinha), o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual da Saúde, Vinicius Filipak, vereadores, secretários e demais autoridades municipais.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress