O lançamento do serviço será no dia 21 de novembro, segunda-feira, e o serviço entrará em funcionamento no dia 1º de dezembro, proporcionando à população de Pinhais, Piraquara e Colombo um atendimento de urgência especializado
Através de uma parceria inovadora, Pinhais, Piraquara e Colombo realizaram um processo licitatório para a contratação de uma empresa que vai gerenciar o sistema de atendimento do SAMU nos três municípios. Destinado ao atendimento das emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas, que funciona 24 horas por dia, pelo telefone 192, o serviço entrará em funcionamento no dia 1º de dezembro.
Duas ambulâncias
Para atender a população, estarão disponíveis duas ambulâncias. Uma Básica, que contará com profissional da área de enfermagem e um motorista socorrista; e uma Avançada, que prevê a atuação de um médico, um enfermeiro e também um motorista socorrista. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
Uma realidade para a população
Segundo Luizão Goulart, prefeito de Pinhais, muitas alternativas foram pensadas para que o SAMU de Pinhais se tornasse uma realidade. “Devido a vários entraves burocráticos, não obtivemos êxitos em tentativas anteriores. Então, a solução encontrada foi administrar por meio da parceria entre os municípios de Pinhais, Piraquara e Colombo. Isto fez com que o projeto saísse do papel e se tornasse uma realidade para a população”, ressaltou Luizão
Centrais de Regulação
É importante destacar também que as ambulâncias do SAMU não serão reguladas pelo município, e sim por uma Central em Curitiba. De modo automático, a Central identificará as ligações provenientes dos municípios, tornando o serviço mais ágil. As Centrais de Regulação tem um papel primordial para o resultado positivo do atendimento, viabilizando o socorro através de chamada gratuita, pelo telefone 192.
SAMU, SIATE e Serviço de Remoção
Confira algumas orientações do Ministério da Saúde sobre as situações em que se deve acionar o SAMU
Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em casos de intoxicações; queimaduras graves; maus tratos; trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; crises hipertensivas; afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos.
Tipos de ocorrências atendidas pelo SIATE
Acidente de trânsito (colisão, atropelamentos e capotamento); quedas (de mesmo nível ou de nível diferente); ferimento por arma branca (facas e similares); ferimento por arma de fogo; agressão; queimaduras (calor, eletricidade, substâncias químicas);
desabamento/soterramento; outros traumatismos. Em caso de acidente com vítima, disque 193. Você será atendido por uma equipe especializada, que está à sua disposição 24 horas por dia, no Corpo de Bombeiros.
Serviço de Remoção
O Serviço de Remoção, da Secretaria de Saúde de Pinhais, possibilita o transporte e atende moradores que precisam se deslocar para tratamentos médicos dentro e fora do município. As atividades são realizadas conforme a demanda. Os veículos atendem a situações diferentes de acordo com o atendimento que as pessoas buscam. Para agendamentos e informações sobre o transporte sanitário no município de Pinhais ligue para (41) 3912- 5380.
Serviço
O lançamento do SAMU acontece em Pinhais na próxima segunda-feira (21). O serviço estará disponível por meio do telefone 192, a partir do dia 1º de dezembro.