A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimento domiciliar a pessoas com resultado positivo para a Covid-19. Este monitoramento é feito pelos profissionais da Atenção Primária que atuam nas Unidades de Saúde da Família.
Durante as visitas, são utilizados oxímetros, aparelhos que medem a quantidade de oxigênio no sangue por meio de um feixe de luz infravermelho. Nesta verificação, também é possível constatar se as células estão conseguindo distribuir de maneira adequada o oxigênio para todo o organismo do paciente. Se verificada a queda de saturação, a orientação é que o paciente seja encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A oximetria é realizada todos os dias no domicílio das pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e que tenham a partir de 40 anos de idade. O equipamento já era bastante utilizado em hospitais e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Em Pinhais, cada Unidade de Saúde da Família já possuía ao menos um desses aparelhos e em decorrência da pandemia, doações foram recebidas e novas aquisições foram realizadas.