Oficina resgata importância das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs)

Oficina resgata importância das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs)

pinhais03

 

A formação apresentou alternativas viáveis para introduzir as PANCs nas refeições do dia a dia, uma vez que são encontradas em diferentes lugares, como terrenos abandonados e hortas

Você conhece ou já ouviu falar nas PANCs? A sigla significa Plantas Alimentícias Não Convencionais e são fontes de estudo há tempos, mas que agora se tornam mais populares devido às discussões em torno de alternativas mais saudáveis e sustentáveis de alimentação. Em Pinhais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), reuniu um grupo de servidores municipais para a Oficina “Sabores e Saberes” sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), conduzida pela chef Amanda Marfil.

Por suas raízes ligadas à agricultura familiar e agroecológica, Amanda fez abordagens que resgatam a importância das PANCs como parte da cultura popular, especialmente das famílias do campo. A oficina apresentou alternativas viáveis para introduzir as Plantas Alimentícias Não Convencionais nas refeições do dia a dia, uma vez que são encontradas em diferentes lugares, seja em terrenos abandonados, nas hortas, tendo em vista que são o alimento da natureza.

Conhecidas também como ervas selvagens, servem de indicadores de solo, além de serem alimento e remédios naturais. Porém, é importante buscar reconhecê-las e utilizá-las adequadamente, e facilmente tornam-se preparos gastronômicos que além de deliciosos são muito nutritivos, saudáveis e ecológicos.

A Oficina “Sabores e Saberes” teve como proposta trabalhar a divulgação e o conhecimento sobre as PANCs, com o desenvolvimento de atividades teórica e prática com o objetivo de reforçar a identificação e o uso culinário destas plantas em consonância com a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Para tanto, teve como conteúdo: histórico e reconhecimento das PANCs; potencial gastronômico das PANCs, com a elaboração de receitas e pratos para degustação; receitas e dicas de uso não convencional de plantas convencionais; formas de preparo e uso na culinária.

A atividade realizada na sala de gastronomia do Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart) apresentou algumas PANCs, como: coração de banana; banana verde; mamão verde; flores de beijinho; sementes, folhas e flores da capuchinha; jaca verde; urtiga; folhas e sementes de tanchagem.

O almoço preparado pelos participantes foi compartilhado e contou com a presença da prefeita de Pinhais, Marli Paulino; vice-prefeita Rosa Maria; deputado federal eleito e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho; secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira; secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; além de servidores da Semde.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress