A Secretaria Municipal de Educação de Piraquara está desenvolvendo ações para a reabilitação de professoras que tiveram alterações em suas atividades laborativas.
Iniciou-se no dia 20 de maio o projeto DANÇARTE, que pretende fortalecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho, melhorar a auto-estima e o potencial criativo. O projeto é desenvolvido a partir de danças circulares, histórias e artes. Ana Paula Jacomel, coordenadora da Biblioteca Pública João Rodrigues de Oliveira e ministrante da Oficina, fala do que é possível através da dança, conforme Ostetto (2014) “(…) a proposição de uma “educação em si mesmo”: dançando, encarando o erro como possibilidade do acerto, o educador não pára, segue, porque se sabe humano e em busca. Não tanto da perfeição, do certo, mas da autenticidade, do inteiro. Para aquele que se entrega, tal aprendizagem poderia contribuir para ativar o pólo aprendiz/criança e, na mesma medida, contribuir para uma visão ampliada sobre os erros e os limites das crianças/alunos com os quais o professor convive”.
Os limites de cada participante são respeitados, considerando as possibilidades individuais, estimulando a superação de dificuldades, a imaginação, confiança e a construção do novo. Os encontros são momentos de aprendizado e de trocas de experiências, marcados pela descontração, resgate da criatividade e valorização pessoal.