Além destas benfeitorias, o Rio Palmital recebe intervenções de limpeza e desassoreamento
Nesta semana as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas realizam diversas intervenções no Rio Palmital. Os serviços estão concentrados no final da Rua Crescêncio Batista, no bairro Jardim Cláudia, e tem como intuito principal realizar o desvio da via que era rente ao rio, para que no local seja construído o Parque Linear do Palmital – obra administrada pelo Governo do Estado. Com isso, as equipes da SEMOP realizam serviços de drenagem na rua, além de toda a infraestrutura necessária, como por exemplo, a colocação de ralos.
Além destas benfeitorias, o Rio Palmital recebe intervenções de limpeza e desassoreamento, com o intuito de prevenir enchentes. Essas obras também fazem parte de uma força tarefa contra os alagamentos, prevenindo a possibilidade de cheias nos rios, trazendo mais tranquilidade para os moradores da região. No local acontecem também obras de terraplanagem, para melhorar o nivelamento das margens do rio.
Parque Linear
O Parque Linear do Palmital será construído no final da Rua Crescêncio Batista e é um dos componentes do Programa PAC Habitação do Governo Federal e faz parte da recuperação das áreas degradadas. O Parque terá aproximadamente 50 metros da beira do rio se estendendo até o Jardim Bonilauri. O Parque também contará com ciclovia e área de passeio.
PAC Pinhais
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pinhais foi lançado em 2007 e inclui um total de 747 novas moradias e 906 regularizações, além de todas as melhorias estruturais das regiões beneficiadas. Ao todo, o investimento na cidade chega aos R$ 40,3 milhões destinados ao desenvolvimento das regiões dos Jardins Santa Clara, Joaquina, Palmital, Tiradentes, Bonilauri, Jerivá, Governador e Sol Nascente.