Nesta primeira fase, a PR-415 receberá mais uma pista ao longo de aproximadamente quatro quilômetros
Após um moroso processo, e reivindicações de diversas entidades, as obras de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel estão em andamento. No total, a intervenção, entre Pinhais e Piraquara, tem 14 quilômetros de extensão. A duplicação tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego da rodovia, por onde passam mais de 25 mil veículos por dia, conforme levantamento do Governo do Paraná.
Segundo informações do Governo do Estado, a empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciou a colocação da primeira camada de sub-base em cerca de quatro quilômetros das novas pistas do trecho. Além da pavimentação, as equipes trabalham na terraplanagem, drenagem, alargamento das pontes sobre o Rio Iraí e Piraquara e na construção dos muros de arrimo.
Nesta primeira fase, a PR-415 receberá mais uma pista ao longo de aproximadamente quatro quilômetros, entre o Rio Atuba e o Carrefour Pinhais. De acordo com o projeto, este primeiro trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Além disso, serão construídas ciclovias e calçadas. As terceiras faixas serão prioritárias para os ônibus e conversões dos veículos. Já o segundo trecho, entre Pinhais e Piraquara, terá seis faixas de circulação, quatro a mais que atualmente. Serão construídos ainda pontos de retorno, viadutos, passarelas, ciclovias e calçadas, além da implantação de iluminação central.
Para o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, a duplicação desta, que é a principal ligação de Curitiba, com Pinhais e Piraquara, trará muitos benefícios para a população. “Esta obra é resultado de uma luta de muitos anos, e é fundamental para a nossa região. Acompanhamos todo processo, desde o início, inclusive quando fui deputado, apresentei projetos para que a PR-415 fosse duplicada”, destaca Luizão.
Além de Pinhais e Piraquara, a PR-415 é utilizada como ligação ao município de Quatro Barras e ao Contorno Leste de Curitiba, e também dá acesso aos estados de São Paulo e Santa Catarina e ao Litoral do Paraná. O DER alerta aos motoristas que é necessário redobrar a atenção às placas de sinalizações, já que o trânsito está mais lento devido às obras.