Com extensão superior a 4,6 km, esta é uma importante via da cidade que liga os bairros Estância Pinhais, Emiliano Perneta e Atuba
Segue acelerada a obra de duplicação da Avenida Maringá, no trecho entre as ruas Jandaia do Sul e Umuarama, em uma extensão de aproximadamente 1 km. Realizada pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a pavimentação definitiva em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) aconteceu na última semana na pista lateral da via, sem prejudicar o fluxo de veículos.
Antes da pavimentação desse trecho, entre as ruas Apucarana e Jandaia do Sul, a equipe da Semop realizou uma ampla revisão no sistema de drenagem, instalação de bocas de lobo, construção de meio fio, bem como reforço em toda a base estrutural para receber o grande volume de veículos, e também o trânsito de caminhões e ônibus.
As obras foram planejadas para causar o menor impacto possível aos usuários da via, por isso está sendo construída nova pista na lateral da atual. Quando pronta, o fluxo de veículo será transferido para esta, e a antiga receberá serviços de melhorias. E para otimizar os trabalhos, quando um trecho recebe a pavimentação, outros pontos da duplicação recebem diversos serviços, como de drenagem e reforço na estrutura da base.
Além disso, no trecho entre ruas Loanda e Paula Freitas, já foi realizado a construção com concreto poroso de calçada para pedestres. Este sistema implantado em Pinhais tem inúmeras vantagens sobre as pavimentações similares: tem custo parecido, manutenção quase zero e é permeável, não fazendo poças nos dias chuvosos.