A Prefeitura está utilizando uma nova técnica para reduzir os problemas de alagamentos na região do Conjunto Olarias, no bairro Campina do Siqueira. O departamento de Pontes e Drenagem, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, está construindo um conduto forçado (tubulação) que fará que a água da chuva seja levada diretamente por gravidade da parte alta do bairro até o Rio Barigui. Os trabalhos já estão 30% concluídos.
Isso vai evitar que as águas das chuvas se espalhem pelo conjunto habitacional. Na quinta-feira (23/8), o prefeito Rafael Greca esteve no local para vistoriar o andamento das obras, que deverão ser concluídas em fevereiro de 2019.
“É uma obra inovadora e complexa que trará tranquilidade para os moradores dessa importante região de Curitiba”, afirmou o prefeito Rafael Greca, que estava junto do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel.
Durante a visita, o prefeito conversou com os comerciantes e moradores da região. A aposentada Vera Plácido agradeceu a Prefeitura pela obra e disse ao prefeito que agora poderá comprar móveis novos para casa. “Moro há 40 anos aqui e os alagamentos são constantes, um problema sério para todos nós. Agora, com essa obra, confiamos que acabará as enchentes”, afirmou Vera.
Eduardo Pimentel explicou que o conduto forçado é feito de plástico reforçado com fibra de vidro, material resistente à pressão da água. Os tubos serão colocados em 782 metros das ruas Tito Calderari e Emílio de Almeida Torres. Os trabalhos estão 30% concluídos e serão entregues nos primeiros meses de 2019.
Outras obras
Além da construção do conduto forçado, a Prefeitura de Curitiba já fez outras obras para reduzir os problemas de cheias no Rio Barigui, como desassoreamento, alargamento e retirada de uma soleira do fundo do canal, que diminuiu em 1,20 metro a lamina de água.