por Noelcir Bello
Ubirajara Araújo Ferreira nasceu em Salvador e após passar pela Marinha, realizou o curso de Chef no SENAC. Depois de formado, foi instrutor do curso durante quatro anos.
Sua inspiração foi sua mãe Elaíde, a dona Lalá, uma excelente confeiteira. Sempre apoiado pela família, buscou conhecer e aprender mais sobre culinária. Aos 17 anos, começou sua trajetória em torno da arte de cozinhar.
Viajou o Brasil e o mundo, passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília e diversos lugares. Veio para o Paraná para ficar seis meses e acabou se adaptando com o frio, e hoje já completa 26 anos de história no sul. Morou por três anos no bairro Água Verde, em Curitiba, e há 23 anos escolheu Pinhais para viver e trabalhar.
Trabalhou muitos anos em uma grande rede de hotéis, o Bristol, e restaurantes industriais, dando sempre um destaque para a culinária franco-italiana e cozinhas regionais, por gostar especialmente destes cardápios.
Experiência internacional
Em 2002, passou oito meses em Angola, no continente africano, onde foi montar um restaurante para um ex-patrão angolano que tinha um sócio árabe. “Ele esteve no Brasil e gostou das coisas que eu preparava, então me convidou para montar e ensinar uma equipe em Angola”, lembrou o Chef Bira.
Tempero especial
Para Bira, cozinhar é uma dádiva, uma arte, sua frase de trabalho preferida é: O homem cozinha por prazer, já a mulher, por obrigação. “Sinto-me orgulhoso, pois tudo o que conquistei na vida foi através da cozinha. O tempero mais importante na minha cozinha é o amor e a dedicação, pois só assim a coisa flui. Se você gostar daquilo que está fazendo, a garantia de acertar é muito maior”, afirma o nosso entrevistado.
O chef procura estar sempre perto de seus clientes, conversando e até ouvindo sugestões para que os mesmos se sintam parte do restaurante e voltem sempre. Por isso, os funcionários das empresas da região que almoçam durante a semana voltam com seus familiares no sábado para almoçar com tranquilidade e com a mesma qualidade de sempre.
Novo projeto
Atualmente, está à frente da cozinha do recém-inaugurado restaurante Paneleiro, localizado na Avenida Iraí, no Weissópolis. Bira disse que gostou da proposta e do ambiente do restaurante, e ressaltou que suas sugestões são sempre aceitas pelos proprietários.
Quanto a trabalhar com os atuais sócios, Bira afirma que é fácil, já que se trata de uma dupla de jovens empreendedores que apostaram na experiência do chef, que, em contra partida, também apostou na dupla.
Juntos esperam crescer ainda mais, sempre mantendo a mesma qualidade da culinária que atrai a cada dia novos clientes. “Estou sempre centrado naquilo que almejo, mantendo o pé no chão e tendo a certeza daquilo que quero. Com este trabalho, consigo passar mais tempo com a família e curtir mais Pinhais. Hoje, eu faço o que mais gosto”, afirmou.
Vale a pena conhecer
O chef Bira é muito dedicado e entusiasmado com a cozinha, tanto que tem feito muitos eventos particulares nos finais de semana. E para o restaurante Paneleiro, ele já está pensando também em desenvolver buffet temático.
Bira agradece ao povo paranaense por tê-lo recebido de braços abertos. “Fiz grandes amigos aqui. Só tenho a agradecer a recepção do povo paranaense. Convido todos os leitores para que venham conhecer e degustar nossos saborosos pratos”, finalizou.
Confira o cardápio do Chef Bira no Restaurante Paneleiro
Segunda-feira: risoto; terça-feira: dobradinha; quarta-feira: feijoada; quinta-feira: a já famosa tainha; sexta-feira: nhoque e Lasanha; sábado: carnes nobres.