A FÉ é um assunto extremamente importante na vida do ser humano, visto que, este, dela faz uso desde a sua infância até a mais avançada idade. Para o CRISTÃO, a FÉ assume uma importância ainda maior, já que da mesma (como DOM DE DEUS) depende a sua SALVAÇÃO ETERNA. Porém, a FÉ CRISTÃ, não se restringe apenas e tão somente à FÉ SALVADORA, há outras áreas em que a FÉ sobressai. Por isso, a FÉ é um tema que deve ser estudado por toda a pessoa salva por JESUS CRISTO, para ter uma vida espiritual mais tranquila.
Segundo o minidicionário Aurélio, FÉ é:
1. Crença religiosa.
2. Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto.
3. Religião, a primeira virtude teologal: Adesão e anuência pessoal a DEUS.
4. Firmeza na execução de uma promessa ou compromisso.
5. Crença, confiança.
6. Testemunho autêntico, escrito, de certos funcionários que tem força em juízo.
A fé e a oração
A oração é para todos os efeitos, uma conversa, ou um diálogo, com DEUS. A oração é uma prática imprescindível, na vida de todas as pessoas SALVAS POR JESUS CRISTO.
Todos os seres humanos SALVOS POR JESUS CRISTO, com toda a certeza, têm ou possuem FÉ em DEUS.
A FÉ em JESUS CRISTO COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR é indispensável para que o homem converse com DEUS, visto que, para que tal aconteça, há a necessidade de um intermediário entre o homem e DEUS, o qual, não há sombra de dúvidas é o próprio JESUS CRISTO, 1ªTim¨2:5.
A oração, há de ser realizada com FÉ, sem a qual, é impossível agradar a DEUS, Heb¨11:6.
Além da FÉ SALVADORA, o crente há de orar com FÉ na onipresença, onisciência, onipotência, santidade, justiça e amor de DEUS.
Fé: ligação entre o mundo subjetivo e objetivo do ser humano
Este assunto não podemos encontrar claramente na BÍBLIA SAGRADA, entretanto, quem crê em JESUS CRISTO há de estar ciente dele, pois, o mesmo, abre as portas do entendimento, para uma gama muito elevada de acontecimentos da vida. O ser humano vive em dois mundos, quais sejam:
1. O MUNDO SUBJETIVO.
2. O MUNDO OBJETIVO.
O mundo subjetivo do ser humano é composto por todos os poderes e vontades, que se encontram totalmente dentro do ser humano. Entretanto, todos estes poderes e vontades só podem ser manifestados e satisfeitos através do que há no mundo objetivo.
O mundo objetivo consiste em tudo o que está fora do homem. A água, o fogo, o alimento, o combustível, o automóvel, o vestuário, etc. Até o SALVADOR JESUS CRISTO, está no mundo objetivo.
É no mundo objetivo que o ser humano encontra tudo o que pode satisfazer as necessidades do mundo subjetivo.
Há, portanto, um intercâmbio entre os mundos subjetivo e objetivo para que haja a satisfação da vontade do ser humano, no que concerne ao seu mundo subjetivo. Tal intercâmbio só é possível através ou por intermédio da FÉ. A FÉ é, como que, a ponte de ligação entre os mundos subjetivo e objetivo do ser humano.
Por exemplo, uma pessoa tem fome, a qual é uma necessidade do mundo subjetivo. Pela FÉ, tal pessoa procura alimento, o qual se encontra no mundo objetivo; pela FÉ a pessoa busca-o alimenta-se e fica alimentada, com isso, prolonga a vida por mais algum tempo.
Na vida humana tudo acontece desta forma. Também no que concerne à SALVAÇÃO ETERNA.
Ao ser EVANGELIZADA, a pessoa sente necessidade de um SALVADOR. O SALVADOR só pode ser encontrado no mundo objetivo. JESUS CRISTO, que só pode ser encontrado no mundo objetivo, é o único SALVADOR, Atos 4:12.
Pela FÉ a pessoa aceita a JESUS CRISTO COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. Como resultado das promessas de DEUS, relativas a JESUS CRISTO, o homem crê no SALVADOR e em sua SALVAÇÃO ETERNA e passa a ser uma pessoa SALVA POR JESUS CRISTO, João¨3:16-18; Rom¨8:1-2; Ef¨2:8. E por isso torna-se filho de DEUS, João¨1:12; Gál¨3:26.
Desde que haja desejos e ou necessidades, os mesmos serão satisfeitos, desde que o ser humano lance mão e tome posse do que está ao seu alcance e ou à sua disposição no mundo objetivo.
Vereador Airton Ferreira da Silva
Advogado, Gestor em RH, Pós Graduado em Administração Pública, Presidente do STI Fósforos de Ctba, Irati e Pirai do Sul, Diretor da Federação de Trabalhadores na indústria do Estado do Paraná, Membro da Força Sindical do Estado do Paraná, Membro do Conselho AGITEC UFPR, Obreiro da Assembleia de Deus Pinhais.