No dia 1º, terça-feira, as regionais Matriz e Santa Felicidade receberem a última etapa do programa de consultas públicas Fala Curitiba 2023, que vai definir as prioridades da população no orçamento do município no próximo ano.
O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, que já vinha participando de reuniões anteriores, acompanhou a votação e deverá comparecer a todas consultas públicas nas regionais.
“O Fala Curitiba permite ao município construir um orçamento com a participação ativa da população. Cerca de 85% das prioridades definidas pelos cidadãos nos últimos seis anos estão em andamento ou foram concluídas. Ou seja, o que a comunidade está trazendo, a Prefeitura está executando. O que é votado aqui pelos moradores se torna realidade”, disse Eduardo Pimentel, que acompanhou as duas reuniões da terça-feira.
As dez ações mais votadas em cada uma das dez regionais farão parte da LOA (Lei Orçamentária Anual) e deverão ser executadas pela Prefeitura ao longo do ano de 2024. Após as consultas regionais, será realizada uma audiência final em novembro.
Votação
Eduardo Pimentel, que mora em bairro da Regional Santa Felicidade, aproveitou para votar nas prioridades para a região. “Nada melhor do que estar perto da população e saber quais são as demandas para uma Curitiba melhor. Esse trabalho de todos que estão aqui, vereadores, representantes da comunidade e da regional é muito importante e a cidade avança com essa parceria”, destacou.
Os votos presenciais foram somados aos registrados virtualmente pelo site oficial do Fala Curitiba, bem como nos formulários impressos respondidos nas unidades móveis da consulta pública, iniciada em março.
Para garantir transparência e imparcialidade, representantes da comunidade acompanharam de perto o processo de contagem final dos votos. Durante a reunião, os moradores também puderam conferir uma edição do Jornal Fala Curitiba com as obras realizadas na regional e as últimas notícias do programa.
Top 10
Mais votados da Regional Matriz
– Diminuição da fila para consultas especializadas – 255 votos
– Expansão de atendimento com rondas da Guarda Municipal – 230 votos
– Fortalecimento de ações no combate às drogas
– Ampliação do atendimento integral na Educação – 197 votos
– Estudo e revitalização das barreiras de contenção do Rio Belém (trecho da Rua Eng. Rebouças até Rua Guabirotuba) – 190 votos
– Ampliação de sistema de vias compartilhadas e ciclovias na regional – 175 votos
– Programação cultural gratuita (shows, exposições, espetáculos, sessões de cinema, incentivo à leitura) – 168 votos
– Adequação do efetivo de guardas municipais nas ruas da regional – 151 votos
– Campanha de conscientização da população para o encaminhamento de moradores de rua para atendimentos, assim como doações nas unidades da FAS. E fortalecimento de projetos com a região metropolitana também para criança em situação de trabalho infantil- 150 votos
– Disponibilização de veículos para apoio ao patrulhamento da Guarda Municipal- 118 votos
Mais votados da Regional Santa Felicidade
– Realinhamento da curva da Rua João Azolin, no encontro com a Rua Nicolau José Gravina – 564 votos
– Ampliação das vagas de CMEIS – 0 a 3 anos – 465 votos
– Revitalização do Campo Santa Helena (alambrado, pista de caminhada e renomear o espaço) – 385 votos
– Atendimento da comunidade Três Pinheiros com a linha de ônibus Passaúna – 379 votos
– Ampliação da Escola Municipal Walter Hoerner – 359 votos
– Campanhas e projetos para incentivo à prática da atividade física, esportiva e de lazer – 317 votos
– Binário da Avenida Manoel Ribas (sentido Centro) e Via Vêneto (sentido bairro) – 291 votos
– Execução de rede de drenagem e revitalização do pavimento da Rua Ludovico Lucca, entre Rua Angelo Massignan e Nelson Thomas – 247 votos
– Acréscimo de veículos do transporte coletivo na linha Saturno/Veneza – 235 votos
– Revitalização de pavimento nas ruas que passam ônibus no Conjunto Saturno, principalmente nas ruas Luiz Sperandio e Capitão Domingos Castellano – 235 votos.
Das 35.837 sugestões mais lembradas até a etapa anterior do Fala Curitiba, encerrada em junho, um total de 281 delas serão submetidas à votação em todas as regionais. Entre as áreas com maior demanda estão as obras públicas, contabilizando 6.269 pedidos (17,57%). Logo em seguida, praticamente empatada, está a área de segurança pública, com 16,92% das solicitações. Em ordem de relevância, aparecem ainda as áreas de saúde (11,65%), trânsito (8,29%), educação (8,23%), meio ambiente (7,85%) e transporte (5,66%). As demais áreas apresentam proporções inferiores a 5% das demandas.
Gestão colaborativa
O Programa Fala Curitiba, que teve início em 2017, já vem desempenhando um papel significativo na definição de políticas públicas para a cidade. Desde sua criação, foram identificadas 403 demandas referentes a 17 áreas distintas, as quais a Prefeitura se comprometeu a executar até 2022.