No dia 6 de julho, quarta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, oficializaram a parceria para a realização da Feira Livre do Centro Cívico. Há um mês, acontece, no Palácio da Justiça, às quartas, uma feira aberta à comunidade. O objetivo é aproximar a população da administração pública e disponibilizar um local de encontro entre os servidores(as) das instituições da região.
“É um espaço público de convivência, de lazer, de saúde, de mercado. Um espaço para construir ideias e exercer a cidadania”, declarou o chefe da Corte paranaense, desembargador José Laurindo de Souza Netto, durante a cerimônia que marcou a oficialização da parceria. “Nessa simplicidade, conseguimos colocar em prática o plano de gestão e aproximar a população da Justiça paranaense”, concluiu.
“Nós temos esse ditado que o alimento é aquilo que nos une. São mais de 400 feirantes em Curitiba, promovendo a cultura alimentar, o alimento de qualidade. E nós entendemos que, toda quarta-feira, a feira estará aqui promovendo encontros”, afirmou, em discurso, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi.
Segundo o termo de compromisso, assinado pelas autoridades durante o evento, a Prefeitura será responsável pela gestão e organização da feira e pelo contato com os feirantes. À Corte paranaense, cabe a concessão do espaço, a segurança e o fornecimento de energia elétrica.
Além dessa iniciativa, as instituições já desenvolveram outras em conjunto, como a reconstrução da praça do TJPR, que contou com a parceria do Município de Curitiba. “A cidade é uma só e esse convívio social e cultural na praça do Tribunal, e na frente da Prefeitura só faz bem à nossa cidade”, pontuou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
A cerimônia de inauguração oficial da Feira Livre contou com a apresentação musical de Julião Boêmio e Lucas Mello, representando o Conservatório de Música Brasileira de Curitiba. O show faz parte da Oficina de Música de Curitiba, realizada entre os dias 30 de junho a 10 de julho, com atrações todos os dias.
Feira no TJPR
Localizada no estacionamento do Palácio da Justiça, em Curitiba, com acesso pela Rua Ernâni Santiago de Oliveira, a feira acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 20h. O espaço é aberto tanto para colaboradores do TJPR, quanto para demais pessoas que trabalham na região e para o público em geral, que pode aproveitar para comprar hortifruti, pescados, biscoitos, pastel, caldo de cana, churros, hambúrguer e outros alimentos.
Os servidores da Corte paranaense elogiam a iniciativa: “É uma maneira de sair um pouquinho da frente do computador, ver servidores de outros setores, que às vezes a gente acaba não vendo, acho que é uma ótima ideia”, declarou Geiza Bandeira, assessora jurídica.
“Ter essa variedade de produtos perto dos servidores é muito bom, estamos muito satisfeitos com a feira”, afirmou a consultora jurídica Silvana Macedo. “Feira é uma coisa que pede o convívio e esse espaço está lindo, tem sido muito bacana”, acrescentou a servidora Luciana Worms.
Dado o sucesso da iniciativa, em breve a feira poderá ser expandida para o Centro Judiciário do Ahú. A Prefeitura e o Judiciário paranaense estão realizando os estudos preliminares para a execução do projeto. Após as análises, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional dará início ao edital de chamamento para feirantes.
Seleção de feirantes
A seleção de feirantes é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir de editais de chamamento, sendo que o referente à Feira Livre do Palácio da Justiça já foi encerrado. Novos editais serão divulgados no portal da Secretaria.