A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) avança na modernização e transparência dos atos no Poder Legislativo. Comandada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), o 1º secretário Plauto Miró (DEM) e o 2º secretário Ademir Bier (PMDB), a Comissão Executiva promove na próxima sexta-feira (15) um processo licitatório para a aquisição de um painel multimídia, além de terminais de votação com leitor biométrico para registro de presença dos parlamentares em Plenário e monitores para acompanhamento dos projetos e requerimentos da pauta de votações.
A mudança dos equipamentos acontece para aumentar a interação com o sistema de informática do Legislativo, permitindo a publicação instantânea dos dados repassados ao Portal da Transparência, como explicou o presidente da Casa, Ademar Traiano. “O que ocorre na sessão plenária tem que se adaptar ao software que foi desenvolvido. Importante que estamos modernizando a Casa. Teremos instalado o ponto biométrico e a possibilidade do parlamentar, do local onde senta, acessar tudo o que ocorre na Assembleia – projetos de lei, requerimentos, regimento interno, Constituições Estadual e Federal”, exemplificou.
O presidente destacou ainda que a medida vai permitir uma grande economia no uso de papel, já que todos os projetos de lei e requerimentos a serem votados nas sessões plenárias estarão disponíveis digitalmente nos terminais que serão instalados nas bancadas dos parlamentares. “Gastamos hoje em torno de 35 mil folhas de papel só para a pauta impressa. Um processo que otimiza tempo e estamos dentro daquilo que preceituam os tempos modernos”.
De acordo com Traiano, a troca dos equipamentos também se justifica porque o equipamento atual, instalado em 2008, está obsoleto e com falhas constantes em sua operação, sendo alvo de reclamações dos parlamentares que, frequentemente, solicitam a troca dos aparelhos.
O presidente lembra que a Comissão Executiva tem prezado pela transparência e aproximação com a sociedade, através de ações como os cursos da Escola do Legislativo, as visitas guiadas dos estudantes e inclusive aulões para o Enem, que tem trazido a população, principalmente os jovens, para dentro da Alep. Com esses novos equipamentos a Alep busca compor uma solução completa de gestão de atividades da sessão plenária, permitindo que o cidadão, que não pode estar presente nas sessões, acompanhe com mais clareza e agilidade os trabalhos dos parlamentares. “É um momento em que a Assembleia vai viver, com certeza, um processo de modernização. Não apenas para esse momento, mas para o resto de suas atividades”.
O pregão presencial acontece no dia 15/07, às 10 horas, na Diretoria de Apoio Técnico. O edital está disponível no Portal da Transparência da Alep (www.alep.pr.gov.br/transparencia).