No sábado (30/09), foi realizado em Pinhais um amplo mutirão de saúde para atender pacientes que aguardavam atendimento em algumas especialidades médicas. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou também com o apoio de profissionais do Hospital de Clínicas do Paraná e das Universidades FAE e Uniandrade. Ao todo, mais de duas mil pessoas foram retiradas da fila de espera.
Na Unidade de Saúde da Mulher foram oferecidos 60 exames de ultrassonografia de abdômen e 360 de fonoaudiologia. Enquanto isso, bem próximo, na Unidade de Saúde Weissópolis foram liberadas vagas para 980 consultas e procedimentos de dermatologia, fazendo zerar a fila de espera. Outra especialidade que também teve sua demanda totalmente atendida foi a nutrição, com atendimento no Cenforpe II, onde 800 pacientes foram agendados.
Em outras duas unidades de saúde, o mutirão também foi realizado. No bairro Vargem Grande, 10 médicos da rede básica efetuaram atendimento na área de neurologia. Um total de 400 pacientes foram programados. Já na Unidade Tarumã, os profissionais estavam preparados para a realização de 100 pequenas cirurgias como retirada de nevos, verrugas, calosidades plantares, lipoma, cantoplastia, entre outros.
A Prefeita Marli Paulino, a vice-Prefeita Rosa Maria e a secretária de Saúde, Adriane Jorge Carvalho acompanharam o trabalho que foi feito em todas as unidades. Para Marli, essa ação corresponde exatamente aquilo que havia sido proposto desde o início de sua gestão, que é tratar a saúde com prioridade absoluta. “Essa mobilização de tantos profissionais do município e de instituições parceiras contribui diretamente com o nosso objetivo e, é por isso que vamos dar sequência a esses mutirões e prestar o atendimento em outras especialidades”, destacou.
Durante o mutirão de saúde, muitas pessoas conseguiram resolver seus problemas, como é o caso de Francinete Ferreira, moradora do bairro Emiliano Perneta. “Cheguei às 9h aqui na Unidade da Mulher e consegui ser atendida em meia hora. Não tenho o que reclamar, assim como lá no meu bairro, como aqui, sempre sou bem tratada”, comentou. Dona Francinete estava aguardando para fazer uma ultrassonografia abdominal e conseguiu sair satisfeita. “Estou com suspeita de pedra na vesícula e agora com esse exame já vou conseguir consulta essa semana”, concluiu.