O novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ernesto Zanona foi inaugurado no dia 7, terça-feira, no Terra Boa, em Campina Grande do Sul.
O processo licitatório teve início em 2017 totalizando o investimento de R$ 446.600,00. A obra foi executada pela Enge Tau Construtora.
O CMEI funcionava numa casa de madeira. No início dos anos 90, quando foi inaugurado, o equipamento foi considerado um grande avanço para a região do Terra Boa. Era outra realidade, tudo era mais difícil.
O tempo passou, as demandas aumentaram e as instalações deram lugar ao improviso. Antes das obras, o CMEI tinha capacidade para comportar no máximo 80 alunos. Agora, praticamente o dobro.
Se por um lado a ausência de estrutura física era incompatível com a realidade dos tempos modernos, por outro, o amor com que as crianças do CMEI sempre foram atendidas poderá à partir de agora ser distribuído em um amplo refeitório e num lindo jardim de inverno, onde fica o espaço de recreação.
A secretária municipal de Educação, professora Neiva de Oliveira, fez questão de lembrar que ainda no primeiro ano da atual gestão, em 2017, o prefeito Bihl Zanetti assumiu, durante a entrega dos kits escolares no CMEI, o compromisso de melhorar a estrutura do local. “Em seguida saiu a licitação e hoje estamos aqui comemorando mais esta conquista”, disse a secretária.
Para o prefeito Bihl Zanetti, poder transformar a realidade da comunidade local por meio de obras voltadas a educação representa melhorar a qualidade de vida das pessoas. Neste caso, em especial, das crianças. “Nossa gestão é planejada. Hoje concluímos o CMEI totalmente construído com recursos próprios do nosso município. O próximo passo é reformar a escola municipal Nilce Terezinha Zanetti. E na continuidade vamos trazer melhorias para a unidade de saúde do Terra Boa, também”, surpreendeu o prefeito, ao anunciar seus planos.
História
O saudoso Tio Doca como era conhecido, Lucídio Florêncio Ribeiro, era um homem visionário. Foi uma das pessoas que ajudou a impulsionar a realidade da região do Terra Boa, distrito de Paiol de Baixo. O posto e restaurante Tio Doca, às margens da Rodovia Regis Bittencourt – BR 116, sentido Curitiba, foi palco de muitos acontecimentos e embalou diversas histórias de alegria e felicidade. Tio Doca era dotado de um espírito comunitário. Não por acaso, foi ele quem doou o terreno que abrigou o primeiro CMEI do Terra Boa. Até hoje seus filhos Paulo e Sidemar continuam a colaborar com a localidade.