As equipes do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) estão substituindo 3.235 lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico por luminárias de LED em ruas de grande circulação de pessoas e veículos.
Estão sendo beneficiados todos os bairros da regional: Tarumã, Cajuru, Jardim Botânico, Capão da Imbuia, Cristo Rei e Uberaba.
A substituição das lâmpadas no Cajuru dá sequência ao programa de modernização da iluminação pública, que já alcançou mais de 72 mil pontos (45% da iluminação da cidade) e terá, ao longo deste ano, mais 17 mil novas luminárias, em diferentes regiões.
As lâmpadas de vapor de sódio, que iluminavam na cor amarela, e as de vapor metálico, com brilho branco, eram nas potências de 150W, 250W e 400W e foram substituídas por luminárias de 130W, 150W e 230 W.
“Estamos cobrindo Curitiba com iluminação mais eficiente, que nos assegura claridade para ampliar o bem-estar e a segurança das pessoas e ao mesmo tempo a economia no consumo de energia”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Os equipamentos de LED oferecem maior luminosidade e uma economia de mais de 50% do consumo de energia elétrica. “A vida útil das luminárias também é superior, são aproximadamente 50 mil horas ou dez anos. As lâmpadas antigas tinham média de durabilidade de quatro anos, dependendo do modelo e potência”, explica Tony Malheiros, diretor do departamento de iluminação pública da Smop.
Claridade é segurança
Na Regional Cajuru, os trabalhos já foram executados em ruas como Velci Bolivar Grandó (Uberaba), Presidente Affonso Camargo (Jardim Botânico, Cristo Rei e Capão da Imbuia), Prefeito Maurício Fruet (Cajuru e Jardim Botânico), Victor Ferreira do Amaral (Tarumã) e Amador Bueno, no Cajuru, onde o comerciante Alex Momose mantém a Frutaria Centenário, bastante visitada pelos moradores vizinhos ao local.
“Claridade traz junto a segurança. Ficou muito bom com a nova iluminação, tanto para o comércio como para o morador do bairro”, contou Momose, que também mora na região.
Também foram modernizadas as luminárias decorativas instaladas em postes de 5 a 6 metros de altura, que beneficiam os pedestres que transitam pelas calçadas e ciclovias. A potência deste modelo é de 52 W.