Rosana Boeira Ilhéu quer dar continuidade aos bons serviços prestados à população de Pinhais
Educação e meio ambiente são áreas distintas, mas que convergem em um ponto fundamental. É isso o que pensa a nova secretária de Meio Ambiente de Pinhais, Rosane Boeira Ilhéu. “A educação ambiental é a base de tudo. Uma população consciente dos seus deveres faz com que diminuam as demandas em diversas áreas, como na produção de resíduos, no lixo deixado nas margens de rios e terrenos baldios, uma melhora na separação do lixo orgânico e reciclável e por aí vai”, conta.
E é por meio da experiência na área da educação que ela pretende dar continuidade e ampliar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Servidora municipal de Pinhais há quase 21 anos, Rosana atuou quase todo esse tempo como professora. Também foi supervisora pedagógica e diretora da Escola Municipal Dona Maria Chalcoski, entre 2010 e 2013. Logo depois que encerrou sua gestão, foi convidada a integrar a equipe da Secretaria de Meio Ambiente como diretora do Departamento de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos. “Recebi a missão de cuidar da cidade, como cuidei da escola, foi um desafio, mas me apaixonei por esta área”, relata.
Rosana está a frente da Secretaria de Meio Ambiente desde o final de 2016, quando substituiu o também professor Ambrósio Struginski, que precisou retornar as suas atividades na rede estadual de ensino. “Recebi com surpresa este novo desafio, mas estou motivada a continuar com o que estava sendo feito e buscar novos caminhos para ampliar nossos projetos”, conta. “Já tinha certa experiência nesta área e agora estou me aprofundando na parte técnica, conhecendo bem todas as equipes. E é com eles que conto para que possamos continuar fazendo um bom trabalho nessa área”, afirma.
O trabalho
Meio Ambiente é algo complexo, pois envolve diversos segmentos, e deve ser trabalhado em parceria com os demais setores integrantes da administração municipal. Sobre o planejamento frente à Secretaria, Rosana elenca algumas ações que devem fazer parte da sua gestão: Dar continuidade e ampliar o projeto Escola 100% Reciclável; planejar ações que venham de encontro a conservação e preservação ambiental, ampliando o trabalho de limpeza nos rios e recomposição da mata ciliar; buscar parcerias na área de gestão de resíduos; fazer campanhas educativas quanto a separação do lixo; revitalizar e conservar os bosques, praças, campos e ruas principais; ampliar a produção de flores no Horto Municipal para serem utilizadas no paisagismo da cidade; intensificar os serviços da Seção de Proteção e Defesa Animal; fortalecer a Associação dos Recicladores de Pinhais e intensificar a fiscalização em terrenos baldios e descartes irregulares.
Mutirões de Limpeza
Um projeto que ganhou destaque e que continua trazendo bastante resultado é o Mutirão de Limpeza e Educação Ambiental, realizado pela SEMMA. “O mutirão traz muito resultado, pois além de ajudar a divulgar os serviços prestados pela Secretaria, também oferece à população uma demanda de serviços que promovem a conservação e o embelezamento das regiões, despertando no cidadão a sensibilização da conservação ambiental”, relata.
Atendimento ao cidadão
Rosana destaca que um dos pontos fortes da sua gestão frente à Secretaria é o bom atendimento aos munícipes de Pinhais. “Gosto de estar nas ruas, nas beiras de rio todos os dias, porque é lá que vemos as demandas. É na rua que temos a oportunidade de conversar com os moradores e verificar suas necessidades, bem como também explicar olho no olho o que a secretaria tem realizado pela cidade, qual o nosso papel para fazer de Pinhais uma cidade cada vez melhor e com mais qualidade de vida”, destaca. Além disso, a secretária também diz que sua equipe recebe a orientação de sempre atender bem a população. “Eu sempre digo que o munícipe sempre deve ter uma resposta para a demanda que solicitou, atender bem a população é um dever de todos nós”, completou.
Sobre a secretária
Rosana tem 48 anos, é casada, tem duas filhas e mora em Pinhais há 23 anos. Cursou Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco, com estudos adicionais em Educação Infantil. Possui Pós-Graduação em Psicopedagogia, em Gerenciamento do Ambiente Escolar e Educação Inclusiva, participou de diversos cursos e seminários na área de Educação Ambiental.