Quem quiser plantar e contribuir para o Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba pode retirar a muda gratuita em uma das dez regionais da cidade. As mudas são produzidas pelo Horto Municipal da Barreirinha e começaram a ser distribuídas no dia 26 de julho pelas regionais Boa Vista, Matriz, Santa Felicidade e Portão.
No dia 27, foi a vez das regionais Pinheirinho, Tatuquara e CIC receberem as espécies. No dia 28, fechando o cronograma, Cajuru, Boqueirão e Bairro Novo também começaram a disponibilizar as mudas para a população. Cada regional recebeu 500 mudas, finalizando um total de cinco mil.
Este é o segundo mês de distribuição, outras seis mil mudas já foram entregues à população interessada.
“Iniciamos essa distribuição em junho deste ano e há uma grande procura pelas mudas, as primeiras seis mil foram esgotadas logo na primeira semana de entrega”, comemora o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
Juntos pelo meio ambiente
Para a retirada, é necessário o preenchimento de um cadastro simples. Da mesma forma como acontece com a solicitação de mudas pela Central 156, o cidadão deverá informar o local e características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. Poderão ser plantadas espécies como a palmeira jerivá, palmito, pitanga, cereja, ipês amarelo e roxo.
“O plantio auxilia nas condições climáticas, quanto mais árvores plantarmos, melhor será para o nosso clima, por isso é muito importante esse interesse da nossa população”, complementa Roloff.
Em áreas privadas não há restrição, mas se houver interesse no plantio em via pública – em frente de casa ou em alguma área verde, é preciso seguir as normas de urbanização.
100 Mil Árvores
O desafio foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e deveria ser concluído na primavera de 2020. A meta de 100 mil árvores foi superada, mesmo com a pandemia, que acabou por inviabilizar os plantios comunitários. Foram plantadas 108 mil mudas no período proposto, com a participação de empresas, exército e escolas, o município renovou o desafio para 2021.