União de órgãos públicos e a sociedade civil busca soluções efetivas no combate às drogas
Representantes da Prefeitura de Pinhais, do Poder Judiciário, forças de segurança e da sociedade civil participaram, na manhã do dia 4, quinta-feira, na Secretaria Municipal de Saúde, da primeira reunião extraordinária da nova gestão (2019-21) do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), a qual foi direcionada pelo presidente Reneudo de Albuquerque, da Secretaria Municipal de Governo. O objetivo do Comad é unir as forças de diversas entidades em busca de soluções para a questão das drogas.
Ao iniciar a reunião, o secretário municipal de Governo, Ricardo Augusto Pinheiro, parabenizou a nova gestão e agradeceu a participação da promotora de Justiça, Fábia Teixeira Fritegotto Gimenez, do delegado Hormínio de Paula Lima Neto e do capitão da Polícia Militar em Pinhais, Abílio. Para Ricardo, “o Conselho foi pensando para a sociedade debater e atuar com relação ao combate às drogas. Precisamos fazer o nosso melhor nesta área, onde a preocupação é muito grande. Temos aqui representantes de diversos setores e precisamos fazer algo diferente e efetivo, pois as drogas estão ao nosso redor e cabe a cada um de nós fazer acontecer para a nossa cidade”.
A promotora Fábia Gimenez atua em Pinhais na Vara da Infância e Juventude desde 2014, e também é suplente do Ministério Público do Conselho Estadual Antidrogas. Gimenez lembrou que, quando iniciou os trabalhos como promotora, por desconhecer o assunto que diretamente influência a sua atuação, precisou estudar o tema, participando de encontros, e desde 2013 integra o projeto Semear, promovido pelo Ministério Público, que leva orientações gerais aos promotores por meio de estudo, palestras e preparação para lidar com esse tema.
O novo comandante da Polícia Militar do Paraná em Pinhais, Capitão Abílio, contou que, quando soube que assumiria essa função, seus amigos comentaram que ele estaria em uma “ilha”, onde a criminalidade é maior nas cidades vizinhas e isso reflete na sua atuação. Hormínio, novo delegado da Polícia, destacou que sempre quis trabalhar em Pinhais e que, em 35 anos de profissão, esta é a segunda vez que atua em uma Região Metropolitana. “Ainda estou me inteirando de algumas situações, mas crimes específicos precisam ser combatidos com veemência”.
Após as palavras das autoridades, Elisianne de Fátima Cruzetta, conselheira que representa a Secretaria Municipal de Educação, e que atua no Departamento de Ensino – gerência do Ensino Fundamental, apresentou a atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas Escolas Municipais.
Além das autoridades que compuseram a mesa, também participaram da reunião a secretária executiva, Angélica Pacheco (Secretaria Municipal de Governo); Fabiana Becker (Secretaria Municipal de Saúde); Vilmar Rodrigues Junior (Secretaria Municipal de Assistência Social); Salma Samaha Alves e Josiane de Souza Barros (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer); Dorival Selbach Jr, superintendente da Guarda Municipal; os pastores Alessandro Marinho de Souza e Charles Luiz Xavier; Edilson Carlos Pires (entidade religiosa); Mário Barbosa da Silva (Conselho de Segurança); Rodrigo Pantoja e Cristiani Batata Faustino (Conselho da Comunidade); Leonilde da Silva (presidente do Conselho Municipal da Saúde); entre outras pessoas.