O programa de recuperação da malha viária de Curitiba progride dia a dia. Iniciadas em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, as ações já cobriram com asfalto novo 650 quilômetros de ruas nos bairros de todas das regiões da cidade. Uma nova etapa, lançada na manhã do dia 17 de dezembro, sexta-feira, pelo prefeito Rafael Greca e apresentada aos vereadores, vai garantir mais 81 quilômetros de obras, em 168 trechos de 160 vias (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos), assegurando mais qualidade de vida aos moradores de 40 bairros da cidade. O investimento será de R$ 114 milhões.
Greca esteve acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur. A apresentação da nova etapa do programa, com a divulgação da autorização da abertura do processo licitatório, aconteceu na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no bairro Mercês.
“Esse ato no Parque Barigui, na casa do meio ambiente, marca a entrega à Câmara Municipal do programa de obras do ano que vai nascer. Avançaremos em mais 81 quilômetros – como conseguimos terminar o ano com 650 Km de asfalto novo – pela harmonia que a Câmara Municipal oferece aos curitibanos. É essa maioria de mulheres e homens eleitos que nos permite dar a Curitiba a atual capacidade de retomada econômica e de superação das dificuldades”, disse o prefeito.
As obras da nova fase do programa vão acontecer pelo processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. Nesta técnica a camada de antipó danificada é removida e o pavimento ganha reforço estrutural. O asfalto antigo, então, é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Depois, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico. A última etapa é a sinalização da via.
De acordo com o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, a técnica é eficaz e econômica, pois possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida.
“São obras muito aguardadas pelas pessoas e que vão garantir bem-estar e qualidade de vida com os caminhos melhorados. As obras de pavimentação são muito requisitadas por meio da Central 156 e do programa Fala Curitiba. Esse novo avanço no programa de revitalização da malha viária é nossa resposta aos pedidos feitos pelos curitibanos”, disse Rodrigo Rodrigues.
Em todas as regionais
Todas as dez administrações regionais da cidade terão bairros alcançados pelas obras da nova fase do programa, que privilegia os locais mais afastados do Centro. Serão 37 ações em ruas da Regional Boa Vista, 26 ações na Regional Cajuru, 22 ações na Regional CIC e 19 ações na Regional Pinheirinho. Nos bairros da Regional Santa Felicidade serão 18 ações e outras 16 na Regional Portão. Na regional Tatuquara, bastante privilegiada nas fases anteriores do programa, com 52,3 quilômetros de asfalto novo nos bairros, serão 3 ações, assim como na Regional Matriz, que receberá três ações. No Bairro Novo serão 10 ações e no Boqueirão outras 14.
Do início da segunda gestão Greca, em 2017, até hoje foram realizadas 1.314 ações de pavimentação em 1.137 ruas. Como há ruas que receberam melhorias em mais de um trecho, o número de ações de pavimentação ultrapassa a quantidade de vias que hoje apresentam condições de tráfego superiores ao que tinham no passado. São 1.289 intervenções já entregues (617.524 metros) e 25 em andamento (29.543 metros), assegurando 650 Km de ruas com novo asfalto na cidade.
Participaram do evento de lançamento da nova etapa do programa os vereadores Tico Kuzma, Nori Seto, Serginho do Posto, Beto Moraes, Sidnei Toaldo, Mauro Inácio, Sabino Picolo e Márcio Barros. Também estiveram presentes os vereadores Hernani, Píer Petruzziello, João da Cinco Irmãos, Zezinho Sabará, Pastor Marciano Alves, Alexandre Leprevost, Mauro Bobato, Leonidas Dias, Toninho da Farmácia, Eder Borges e Oscalino do Povo.
Estiveram presentes as secretárias municipais Cinthia Genguini (Comunicação Social), Márcia Huçulak (Saúde), o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, o chefe de gabinete do prefeito, Francisco José Zerbeto Assis e o assessor de articulação política Lucas Navarro.