A comunidade da Escola Municipal Marcelino Luiz de Andrade, no Capela Velha, deve se surpreender com a beleza e os detalhes do novo prédio a ser construído no local da escola atual. A Prefeitura de Araucária abriu no dia 5 de junho, segunda-feira, o processo de licitação para contratar a empresa responsável por essa obra. O novo prédio passará de 1.295m² de área construída para 3.419m². Além da nova organização das estruturas no terreno, vale destacar que a escola ganhará uma quadra coberta já com o novo padrão de identidade visual da unidade. Atualmente, a escola Marcelino atende a 219 estudantes. Com a nova estrutura, o atendimento pode chegar a 480 estudantes.
O projeto desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Planejamento prevê que a nova escola Marcelino será moderna, acessível e sustentável. Ele segue as características do padrão definido para novas unidades da Educação, mas foi adaptado para o terreno em questão e com a preocupação de valorizar o novo prédio na paisagem. A nova estrutura terá três pisos, com 12 salas, laboratórios, biblioteca, refeitório, área administrativa, entre outros espaços. Um diferencial desta unidade será o terraço para atividades de recreação no 2º piso e, logo ao lado, um espaço de horta.
Assim como as outras novas escolas, a nova Marcelino teve as cores pensadas para o público da unidade educacional, além valorizar aspectos de acessibilidade, melhor circulação de ar e otimização da iluminação natural. Pisos permeáveis na área exterior, uso de energia solar e reuso de água da chuva também estão previsto neste projeto.
Além da quadra coberta, na parte externa do prédio haverá playground e espaços de integração. O embarque/desembarque e acesso dos alunos à unidade ocorrerá por entrada na rua Tico-tico. Já a entrada do estacionamento exclusivo para professores e outros profissionais da unidade ocorrerá via rua Periquito.