O 28º Congresso da Adjori-PR (Associação de Jornais e Revistas com Portais do Interior do Paraná), realizado de 9 a 11 de junho, em Foz do Iguaçu, reuniu vinte e oito jornais associados, tendo em sua programação a eleição e posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2024/2026. O atual presidente Cidenei Cristian Allebrandt foi reeleito no dia 9, sábado, por unanimidade, concorrendo em chapa única intitulada “Aramis Gorniski” (in memoriam).
Allebrandt, conhecido como “Alemão do Jornal”, tomou posse no dia 10, segunda-feira, juntamente com a nova diretoria em solenidade que contou com a presença do secretário de Estado da Comunicação Social, Cleber Mata; da diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Kátia Chagas, e do radialista Jotapê, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, além do pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna (PL).
Realizada no auditório do Foz Plaza Hotel, a solenidade foi conduzida pelo mestre de cerimônias e membro da Adjori-PR, Sérgio Jonikaites.
Aprovação do trabalho
Na oportunidade, o presidente reeleito destacou que a reeleição por unanimidade representa a aprovação do trabalho realizado. “Representa o reconhecimento do trabalho que fizemos pelos associados. E, desta maneira, representa a transformação que a Adjori está vivendo. Estar à frente de uma associação é representar estes anseios, é saber traduzir e ter a oportunidade para que os sonhos se tornem realidade através de um projeto em que a maioria se veja de forma democrática e republicana representada. É nisto que acredito”, enfatizou Alemão.
Papel dos jornais
O secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata, participou de uma roda de conversa no dia 10, segunda-feira, à tarde. Ele destacou a importância do evento para o fortalecimento dos meios de comunicação. “É uma honra participar do Congresso da Adjori-PR, onde a troca de experiências enriquece as discussões. O Governo do Estado, por meio do governador Ratinho Júnior, acredita na imprensa e na boa comunicação. Quem ouve mais, erra menos,” afirmou.
Mata ressaltou o papel crucial da imprensa na divulgação das ações do Governo do Estado. “Sem imprensa, não há governo sério. Através da transparência da imprensa, divulgamos as grandes obras do governador Ratinho Júnior. Ele pede que visitemos o estado, percorrendo o interior para ouvir os empresários de comunicação, visitando redações e estúdios de rádio, para que a população fique bem informada”, disse.
Importância da imprensa local
O secretário Cleber Mata, que é jornalista, ainda lembrou de seus tempos de redação. “Tenho muito orgulho de ter começado em um jornal pequeno. Saibam que vocês têm na Secretaria o meu reconhecimento. É o jornal local que leva a informação ao público alvo de forma assertiva. É esse jornalismo local que muda, de fato, a vida das pessoas, por estar mais próximo a população”, valorizou.
Fortalecimento da parceria
O fortalecimento da parceria entre a Secretaria e a Adjori-PR foi enfatizado pelo secretário. “O Paraná passa por um momento que eu diria, único, crescendo 7%. É o estado que mais cresce no Brasil. Tem a melhor educação, a menor taxa de criminalidade nos últimos dez anos. É o estado mais sustentável do País. Como vamos falar com a população se não houver os jornais locais para levar essas informações sobre o nosso estado? Daí, a importância de estarmos aqui e fomentar ainda mais essa parceria“, colocou. E completou ressaltando a confiança do governador na Adjori-PR, por se tratar de profissionais sérios.
Parceria Alep/Adjori
A diretora de Comunicação da Alep, Kátia Chagas, sublinhou a importância da parceria entre o Poder Legislativo do estado e a Adjori-PR. ”A associação tem um papel importantíssimo, pois a gente conversa com a diretoria e esta fala em nome de todos os veículos. Sendo que traz ainda as demandas de todos os jornais. A gente acaba conversando de forma conjunta e isso, também, fortalece a todos. Todo mundo ganha”, afirmou.
Campanha sobre autismo
Kátia Chagas acrescentou que para a Alep também é muito bom. “Quando precisamos levar a informação a população, todos os jornais se dispõem, unidos, levando mais rapidamente o que interessa ao público. Na semana que vem, por exemplo, temos uma campanha importante, sobre o código dos autistas, que a Assembleia aprovou e o governador já sancionou. Precisamos contar com a parceria de todos, pois é um assunto de interesse de toda a população que necessita ser amplamente divulgado“, exemplificou a secretária da Alep.
Importância do jornal impresso
“O Governo só existe porque existe a mídia, a imprensa para divulgar os fatos que acontecem no dia a dia, por isso o Governador nos convocou em 2019, para que através do meu trabalho fizesse o contato com a mídia (TV, rádio, jornal impresso e os portais”, comentou o radialista, Jotapê, no 28º Congresso da Adjori/PR.
Ele acrescentou ainda que o governo quer divulgar suas ações para que o povo paranaense fique bem informado. “Parabenizamos os congressos, particularmente, defendo muito o jornal impresso. No mundo que vivemos hoje de Fake News, a matéria que está no jornal impresso, no rádio ou na TV tem origem. Atualmente, todo mundo é jornalista, escreve o que quer, todo mundo dá sua opinião daquilo que nem sabe, nem leu e nem entendeu”, justificou.