Referência no Paraná no auxílio às mulheres em situação de violência, a nova Casa da Mulher Colombense celebra 6 meses de funcionamento neste mês de setembro. O vice-prefeito Professor Alcione e a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, foram recepcionados pela coordenadora do equipamento, Alessandra Babeto, na manhã de quarta-feira (08). Na oportunidade ela apresentou um balanço dos atendimentos realizados em 2021.
Também estiveram presentes a vereadora Dolíria Strapasson e os vereadores Anderson Prego, Cezinha Heua e Pastor Carlinhos.
Segundo Elis, o espaço possibilita o acolhimento e o encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada, prestando suporte às mulheres em situação de violência. “Como gestores, temos o compromisso de desenvolver ações que proporcionem mais qualidade de vida e garantam mais dignidade à nossa população. Contamos com o apoio imprescindível de uma equipe multidisciplinar maravilhosa, que oferece um acompanhamento humanizado e específico para que as mulheres entendam que são protagonistas de seus direitos, que vivam sem medo e tenham sua independência financeira”, destacou.
Atendimentos
O espaço é amplo, ambiente confortável, seguro, acolhedor e destinado às mulheres que sofrem algum tipo de violência e não tem para onde irem. No local, encontram apoio psicológico, assistencial, com o amparo necessário e bem-estar.
Segundo a coordenadora Alessandra, neste ano, mais de 35 mulheres foram acolhidas na Casa da Mulher Colombense. “Destas, quatro com necessidades especiais, três de outros municípios e 28 crianças, filhos e filhas destas vítimas”, disse.
O atendimento é realizado 24 horas, todos os dias da semana. “Hoje esse equipamento contribui para a prevenção e repressão da violência doméstica e familiar. Estamos de braços abertos para acolhê-las e dar o suporte necessário para que retornem à sociedade de cabeça erguida e empoderadas”, finalizou Alessandra.
A Secretaria de Assistência Social disponibiliza também com canal 24 horas para registros de denúncias. A Central Disk 41 98827-4038, funciona aos domingos e feriados. Tudo totalmente confidencial com atendimento humanizado e qualificado.
Caso você conheça ou seja vítima de violência ou abuso, denuncie. Também é possível entrar em contato com a Assistência Social nos CREAS e CRAS do município.