Inaugurada pelo prefeito Rafael Greca, a Horta Amigos da Vila Rigoni reúne diretamente 15 famílias, do plantio à colheita
Uma antiga área de ocupação irregular usada como depósito de lixo virou a 87ª horta comunitária de Curitiba, a segunda no bairro Fazendinha. Inaugurada pelo prefeito Rafael Greca na quarta-feira (19/2), a Horta Amigos da Vila Rigoni reúne diretamente 15 famílias, do plantio à colheita.
Com 25 canteiros de hortaliças e legumes, além de um pomar com 15 árvores frutíferas, o terreno fica ao lado do Parque Guairacá, na Rua Adelino Vessoni. Ali serão produzidos alimentos para atender 100 pessoas.
“Nesse trecho da várzea do Rio Barigui, antes tomado pelo lixo, agora nasce vida e esperança, com alimentação orgânica para as pessoas e também para os pássaros que terão as frutas e as abelhas nativas sem ferrão”, disse Greca.
Para implantar a nova horta, a prefeitura retirou do local mais de dez caminhões de entulho e lixo, preparou os canteiros e forneceu mudas e apoio técnico.
A horta conta ainda com jardim de mel, colmeia de abelhas nativas sem ferrão que ajudam a aumentar a produtividade da plantação com a polinização.
A horta fica atrás de um condomínio e começou a surgir há um ano, com o envolvimento da comunidade local. A proposta teve apoio direto da Administração Regional do Portão e das secretarias municipais da Segurança Alimentar e Nutricional e do Meio Ambiente.
“Gratidão, respeito e transformação”
A coordenadora da nova horta, Maria Célia Bellanda, destacou a forte parceria entre comunidade e Prefeitura para transformar a área em horta. “Esse trabalho se resume em três palavras: gratidão, pelo trabalho da Prefeitura; respeito, pelo meio ambiente; e transformação, na comunidade”, disse.
A inauguração contou com a presença de moradores e de crianças atendidas no CMEI Vila Rogoni. O vice-prefeito Eduardo Pimentel, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e o presidente da Cohab, José Lupion Neto, participaram da inauguração.
“O protagonismo da comunidade fez essa horta acontecer, um projeto simples que ajuda a transformar a vida e alimentação das famílias e ainda traz ativos ambientais”, disse Luiz Gusi, secretário de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para reforçar a confiança na Prefeitura de Curitiba e simbolizar a gratidão, a coordenadora entregou a chave do portão da nova horta para o chefe da Regional Portão, Gerson Gunha.
A horta recebeu apoio de voluntários que doaram cerca, palanques e até uma arte em grafite no muro. A grafitagem com desenhos sobre natureza e alimentação foi trabalho do artista do Fazendinha Cristiano Ysto, o mesmo que fez o muro da horta Amigos do Fazendinha.