O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), ressalta o destaque obtido pela gestão municipal em avaliação do Ministério da Economia que concedeu o conceito A em Gestão e Transparência, Situação Financeira e Situação Atuarial dos sistemas de previdência dos servidores públicos municipais. Por meio da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRPPS), a avaliação foi feita no período de 2019 e 2020 em mais de 2 mil municípios em todo o país.
“Mais uma vez, Pinhais é destaque nacional. Mais um importante resultado que demonstra o cuidado, a competência, a responsabilidade e compromisso com bem administrar todas as áreas. Em especial, a atenção ao futuro dos servidores públicos municipais, que são fundamentais ao sucesso da gestão. Sem nossos servidores, nada seria possível fazer. Sem os servidores, esta gestão não seria o que é. Todos são parte de equipes que estão unidas em torno de um objetivo comum: o de fazer dessa cidade um lugar melhor e mais desenvolvido a cada dia. É com o trabalho dos servidores que vamos construindo e transformando Pinhais para que os serviços e equipamentos públicos realmente atendam às demandas do cidadão. Meus parabéns a esta gestão por valorizar e investir no servidor público com o carinho e responsabilidade que eles merecem”, pontuou.
Educação
Marcinho destacou ainda os constantes investimentos em educação pela gestão municipal, revelando que esta fundamental área da administração pública é e sempre será prioridade para a prefeita Marli Paulino e a vice Rosa Maria.
A Escola Municipal Maria Capellari, que pegou fogo, já conta com novo projeto de construção no Maria Antonieta. O antigo prédio está sendo demolido e dará lugar a um novo edifício que contará com quatro pavimentos.
Outra escola que ganhará um novo prédio é a Escola Municipal Poty Lazarotto, que será construída em um novo terreno cedido pela Cohapar, na Avenida Jacob Macanhan. “Graças à parceria que a gestão tem com o governo Ratinho Júnior, o número de vagas na Escola Poty Lazarotto poderá ser ampliado”, salienta o presidente da Câmara.
Projetos sustentáveis ambientalmente
O presidente da Câmara acrescentou que os projetos das escolas foram desenvolvidos com conceito de sustentabilidade, buscando a evolução da consciência ecológica dos alunos. “Trata-se de um sistema inovador com conceito de eficiência energética e de recursos hídricos. A gestão, assim, alia educação com preservação do meio ambiente, pois, sabe que a consciência ambiental deve ser estimulada já com os pequenos. A escola tem esse importante papel de formar novas gerações mais conscientes da importância da preservação ambiental para o futuro do planeta e da nossa sociedade”, disse.
Projetos para três novos prédios de CMEIs com mais vagas
Também, estão prontos os projetos dos novos prédios do CMEI Vinícius de Moraes, CMEI Rosi Galvão e CMEI Monteiro Lobato, nos bairros Weissópolis, Jardim Karla e Emiliano Perneta, respectivamente. “Todas essas regiões terão ampliação da capacidade de atendimento de crianças. Enfim, mais vagas nas creches são imprescindíveis para atender a demanda sempre crescente. Em Pinhais, a educação é tratada com o respeito e a importância que a área merece. Uma cidade só evolui quando seu povo tem amplo acesso à educação de qualidade. Governar é governar para as pessoas, para o desenvolvimento humano, acima de tudo”, pontua.
Carlinhos do Eliza alerta para a prevenção do câncer de mama
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) lembra as mulheres pinhaienses da campanha Outubro Rosa, a fim de que os cuidados com a saúde feminina não sejam negligenciados, mesmo em meio a pandemia de Covid-19. “É muito importante, principalmente, neste ano de pandemia, em que o tratamento das doenças crônicas sofreu dificuldades, que as mulheres não deixem de fazer sua mamografia periódica de forma preventiva, inclusive, a partir dos 40 anos ou conforme orientação de seu médico. A campanha Outubro Rosa 2020, aliás, está enfatizando a importância da prevenção com o slogan “Quanto antes, melhor”. Assim, não deixem de procurar seu médico para realizar uma mamografia preventiva e de mensalmente fazerem o autoexame, apalpando as mamas a fim de verificar alguma alteração. O câncer de mama tem grande probabilidade de cura se tratado na fase inicial. Procurem os postos de saúde do município para a realização de uma mamografia, aproveitando o mês da campanha. Nosso município tem abraçado com seriedade o Outubro Rosa, sendo a nossa prefeita autora de lei, quando vereadora, em favor da disponibilização de exames de mamografia na rede pública de saúde”, enfatiza o vereador.
O Outubro Rosa 2020 alerta, a partir da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), para a adoção de um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividades físicas, uma alimentação saudável (evitando-se gorduras, açúcar e carboidratos simples), e sem tabagismo e excesso de consumo de bebidas alcoólicas, além do controle do peso corporal e do estresse. Essas são medidas preventivas ao câncer de mama e a muitas outras doenças. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. Ha vários tipos de câncer de mama, alguns de desenvolvimento lento e outros rápidos. Muitos deles são assintomáticos na fase inicial, daí a importância das mamografias, que fazem um diagnóstico de imagem capaz de detectar tumores ainda imperceptíveis com o exame de palpação. Quando detectado e tratado na fase inicial, há 95% de probabilidade de cura para o câncer de mama.