O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), alerta a população para que redobre os cuidados preventivos em relação à Dengue, juntamente com as medidas de prevenção à infecção por covid-19. “Neste momento de pandemia, de Covid-19, não podemos nos esquecer que a chegada do verão e das chuvas aumenta os riscos de se contrair dengue. Por isso, muito cuidado nesta época, devemos ficar mais em casa para verificar e eliminar os focos do mosquito como, vasos de plantas e demais locais com água parada e entulhos. O Paraná encontra-se numa situação de epidemia de dengue, zika vírus, febre de chikungunya e febre amarela urbana. Precisamos evitar epidemias cruzadas de arboviroses e de coronavírus, então, todos os cuidados são necessários por parte da população”, alerta.
Com essa situação, é fundamental que o cidadão tenha conhecimento que a Vigilância Ambiental agora possui um sistema de fiscalização, que age e pode aplicar penalizações, como advertência ou até mesmo uma multa para aquele que não cumpre as determinações. “A punição por multa é a última alternativa. Orienta-se a população para que ela entenda o risco para a saúde dela e de seus vizinhos e que colabore cuidando da limpeza de sua casa e de seu quintal, não deixando água parada, limpando as calhas, mantendo as caixas d’água limpas e fechadas, a grama cortada, retirando lixos e pneus. Essa é uma responsabilidade de todos. Estamos num momento de agravamento da pandemia de Covid-19, com o sistema de saúde muito sobrecarregado, então, não podemos permitir mais doenças contagiosas que podem ser facilmente evitáveis com cuidados diários levem pessoas aos postos de saúde é imprescindível”, lembra o presidente do Poder Legislativo Municipal.
Carlinhos do Eliza defende decisão de manter funcionamento do comércio em dias e horários normais durante pandemia
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) defendeu a permanência do funcionamento do comércio aos domingos em Pinhais, em referência ao decreto municipal de Curitiba para conter a pandemia. “Curitiba anunciou decreto municipal na sexta-feira passada determinando o fechamento do comércio aos domingos. Em reunião, ontem, feita com prefeitos da Região Metropolitana, foi decidido que os municípios da região não fecharão o comércio aos domingos. Considero uma boa decisão não fechar aos domingos, nem reduzir o horário de funcionamento, este não seria o caminho. Estamos num momento em que o comércio precisa se recuperar. Muitos comerciantes estão para pagar o 13º salário a seus funcionários, que aguardam ansiosamente nesta época de Natal. Então, fechar seria também prejudicial aos funcionários. Concordo com o fechamento de parques, praças, espaços públicos, para evitar aglomerações. Não se trata de defender a lucratividade dos comerciantes, pois, lucros se recuperam depois, com a demanda reprimida. Se não vender no domingo, vende na segunda, vende no sábado. Mas, minha preocupação é com as contas dos empresários e sua folha de pagamento”, defendeu.
Povo deve fazer a sua parte
O vereador frisou, ainda, que a população deve ter consciência de que é preciso evitar aglomerações e fazer sua parte. “No início da pandemia, as pessoas ainda não sabiam ao certo tudo o que é necessário fazer para evitar o contágio. Agora, todos já sabem, são adultos e precisam colaborar, não fazendo festas, não se reunindo em grupos. Sou a favor de proibir crianças nos estabelecimentos comerciais e que os idosos, que são do grupo de risco, fiquem em casa e só saiam para o estritamente necessário. Falei com o secretário de Governo, Ricardo, que determine a proibição da entrada de crianças até doze anos nos estabelecimentos comerciais. Parabéns, prefeitos da Região Metropolitana. Já passamos tempo demais com o comércio fechado. Os comerciantes estão exaustos com esta situação. Em janeiro, há impostos, taxas a pagar pelos empresários. Não é o momento de restringir as atividades comerciais. Temos de fomentar o comércio. O Brasil estava indo bem economicamente com o Bolsonaro até que veio a pandemia e recebemos esse baque. Mas, tenho fé que, a partir do ano que vem, com o início da vacinação, as coisas comecem a melhorar, e vamos nos reerguer”, colocou.
Comprometimento da Câmara
Nas Explicações Pessoais, Carlinhos do Eliza complementou o discurso do vereador Vinícius da Cruz, acrescentando que os vereadores não reeleitos revelaram-se muito comprometidos com o município e o povo. O que nutre a expectativa de que os novos que iniciarão mandato em 2021, também, estarão muito comprometidos em trabalhar pelo desenvolvimento da cidade. “Assim como o Paulão e o Fabrício, dois dos novos vereadores eleitos, e que estão aqui hoje, creio que os demais também farão o melhor por Pinhais. Porque a prefeita precisa de vereadores comprometidos, de união, onde todos juntos estejam em torno do mesmo objetivo que é colaborar para sempre trazer o desenvolvimento municipal e o bem-estar a seu povo. Agradeço de coração os 1.770 votos que recebi e vamos trabalhar muito mais no próximo mandato”, agradeceu.
Bom senso de comerciantes e clientes
Voltando ao tema do decreto municipal para conter a pandemia, Carlinhos reforçou que não se trata de defender lucros aos comerciantes, mas, de bom senso. “No domingo, passei pela Havan de Pinhais e estava lotada. Isso porque o comércio em Curitiba estava fechado. Ou seja, é preciso regular a entrada dos clientes, limitando um número máximo dentro da loja, exigir o uso da máscara dentro dos estabelecimentos, disponibilizar álcool em gel, marcação nas filas para o distanciamento. Enfim, defendo medidas assim, em que todos se responsabilizem por fazer a sua parte. Os empresários estão bastante cientes dessa responsabilidade. E precisam manter as atividades agora no final do ano a fim de que possam honrar a folha de pagamento com o 13º salário”, reforçou.
Trincheira do Atuba
Uma boa notícia levada à tribuna pelo vereador foi sobre o impasse na região da trincheira do Atuba. Carlinhos contou que visitou a obra da Prefeitura de Pinhais no trecho que faz a ligação entre a Batista Ramos e a Estrada da Graciosa. “A obra da trincheira gerou um grande problema naquele trecho, atrás da marmoraria. A passagem foi fechada, bem na área da cruz, na ida ao Bairro Alto. Comerciantes daquele trecho perderam muitos clientes por causa do fechamento da passagem. Houve tentativas de conseguir a liberação, mas sem sucesso. O deputado Luizão inclusive tentou em Brasília, mas não conseguiu. Então, a Prefeitura de Pinhais comprou o trecho e está efetuando obras de iluminação e de paisagismo. Em breve, antipó. Agora, já há passagem livre no trecho, e quem vem do Alphaville, do Atuba, do Perdizes, tem livre acesso direto ao Bairro Alto sem precisar ir até a Integração. Os comerciantes irão poder contar com seu fluxo normal de clientes, novamente. Isto é trabalho da prefeita Marli, da vice Rosa Maria, dos secretários municipais, de nós vereadores, aqui, na Casa, que estamos sempre trabalhando em benefício da comunidade. Parabéns a prefeita Marli, ao secretário de Obras, Mário Stier, e ao diretor Sapinho, pelo excelente trabalho. Sempre estarei apoiando a prefeita Marli, por se revelar atenta às demandas do povo, providenciando as melhores soluções para os problemas que surgem”, destacou o parlamentar.