O Presidente do Poder Legislativo de Pinhais, Vereador Marcinho (PSD), comandou, na manhã da segunda-feira (21/12), a cerimônia de entrega do cheque simbólico no valor de R$ 4.779.669,25 à Prefeitura, provenientes da economia de recursos da Casa ao longo do ano. A devolução do montante aos cofres da Prefeitura contou com breve encontro no plenário da Câmara, onde a Prefeita Marli Paulino (PSD) e a Vice Rosa Maria (Republicanos) receberam o cheque simbólico.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, dise que esta devolução vem acontecendo há anos e contribui para a administração investir mais recursos em prol da comunidade. “Com essa devolução, a Prefeita Marli Paulino terá mais condições de investir em saúde, educação e outras áreas. Isso é uma atitude que é fruto do trabalho da gestão da Câmara, dos vereadores e funcionários. Quem mais ganha com isso é a nossa população que terá mais investimentos. A Câmara de Pinhais, nos últimos quatro anos, de 2017 a 2020, já devolveu à Prefeitura aproximadamente R$ 16 milhões de reais”, destacou o Presidente.
Na opinião da Prefeita Marli Paulino, esta é uma atitude importante da Câmara que contribui para melhorar os serviços públicos. “O atual período trouxe diversas dificuldades econômicas aos municípios brasileiros. Em Pinhais, apesar de todas as dificuldades, conseguimos manter os investimentos nas áreas prioritárias e demos continuidade às obras. Esta devolução de recursos da Câmara é importantíssima e vai nos ajudar a manter a qualidade dos serviços e projetos para a população, que será a principal beneficiada”, afirmou.
Vereador Carlinhos do Eliza elogia aprovação unânime de projeto de criação de Secretaria para disciplinar o trânsito
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) agradeceu na tribuna a aprovação por unanimidade da proposição de sua autoria para concessão de Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao munícipe Miguel Tavares. “O sr. Miguel é uma pessoa muito querida pra mim, é como um pai, nos conhecemos há vinte anos. Infelizmente, por conta da pandemia, não faremos cerimônia de entrega do Título, mas, quem sabe, no ano que vem, seja possível”, agradeceu.
Outro agradecimento foi à Secretária de Meio Ambiente, Rosana, que sempre prontamente tem atendido aos pedidos do vereador, a exemplo de dois pedidos recentes. “A Secretária Rosana, que considero muito atuante, ontem, mesmo, já atendeu a dois pedidos meus para limpeza em duas vias do município: um na Rua Bela Vista, onde perto da via encontrei muitos entulhos e lixo, e outro na Avenida Floral, perto do CEMEI Crescendo e Aprendendo. Liguei para ela na segunda-feira e, ontem, mesmo, uma equipe da secretaria já estava fazendo a limpeza dos locais. Isso é um bom relacionamento com as secretarias, afinal, o vereador é quem faz essa ponte de ligação entre a comunidade e o Poder Executivo Municipal”, elogiou.
O parlamentar ainda comentou sobre a satisfação pela aprovação em primeira discussão, nesta sessão em plenário, de proposição do Poder Executivo Municipal prevendo a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, que deverá integrar também uma secretaria para disciplinar o trânsito na cidade, municipalizando as ações. “A Guarda Municipal deverá ganhar poder para atuar no trânsito. Nem todos sabem, mas nem todos os policiais militares têm poder para atuar no trânsito, pois, é necessário ter curso e carteira de certificação. Já a Guarda Municipal contará com essa autoridade em nosso município a partir da criação da Secretaria”, explanou.
Educar o motorista
Carlinhos frisou que não se trata da criação de uma Secretaria de Trânsito com o objetivo de ampliar a arrecadação municipal por meio da aplicação de multas. “O objetivo é disciplinar o trânsito, educar o motorista. Atualmente, as multas, as notificações e sua arrecadação vão para o estado. Com a secretaria, a arrecadação das multas fica integralmente com o município. Mas, a intenção não é multar e, sim, educar o motorista. Há muitas reclamações de moradores sobre situações de abandono de veículos em locais inadequados, transitando na contramão e outros. Munícipes vêm até a mim pedindo providências para casos de caminhões estacionados em frente a portões, veículos estacionados nas calçadas, enfim, é preciso trazer mais civilidade ao nosso trânsito. Como, aliás, já acontece em outros municípios como, Curitiba, São José dos Pinhais, Quatro Barras, onde já há a municipalização do trânsito, dando-se autonomia ao município para discipliná-lo. A tendência de um município que progride é a municipalização do trânsito. Quem não comete infrações, quem anda na linha, não tem com o que se preocupar”, esclareceu.
Sede do Detran em Pinhais
Uma sede do Detran em Pinhais, é outra medida defendida pelo vereador Carlinhos do Eliza. “Futuramente, nosso objetivo é trazer uma sede do Detran para Pinhais, a fim de que o cidadão não precise deslocar-se a Curitiba para resolver demandas como a retirada de carteira de habilitação, ou a renovação da mesma, além de outras necessidades. Fico feliz em fazer parte de uma gestão que pensa no futuro. Parabéns, ao secretário de Governo Ricardo Pinheiro e ao secretário de Finanças, José Martins, pela prioridade de não gerar despesas e nem criação de cargos com a nova secretaria. Esta secretaria será criada sem onerar os cofres públicos com mais despesas. Haverá um remanejamento de servidores para a nova secretaria, e ainda assim, analisando-se os cálculos feitos pelo secretário José Martins, ficará um excedente de recursos”, avaliou.