Noite dos Escritores valoriza obras de autores de Pinhais e região

Noite dos Escritores valoriza obras de autores de Pinhais e região

pinhais02

 

O evento é promovido pela Biblioteca Pública de Pinhais e reuniu 13 escritores, que tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos

Com o objetivo de fomentar a obra e os autores do município de Pinhais e região, a Biblioteca Pública de Pinhais realizou a quarta edição da Noite dos Escritores. A iniciativa também visa propiciar um valioso momento de troca de experiência entre os mestres das letras.

O evento reuniu 13 escritores, que tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos. Foram apresentados autores e obras de vários estilos, começando com a fantasia dos livros infantis, passando pelas inspiradoras poesias e pelas valiosas obras de autoajuda, chegando aos enredos mais românticos.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro, destacou os inúmeros projetos realizados com o intuito de incentivar a leitura e outras formas de arte. “Somos o primeiro município do Paraná a integrar o Sistema Nacional de Cultura e atuamos no sentido de fomentar, cada dia mais, a cultura local e da região. Nossas ações tem nos colocado em posição de destaque a nível nacional”, enfatizou Ricardo.

O evento marcado pela valorização da cultura, também abriu espaço para apresentação da Orquestra de Violões, regida pelo professor Claudio Silva, e da Companhia de Dança de Pinhais, com a coreografia Ponto de Tensão, da coreógrafa e professora Bruna Palazzin.

Os escritores que se habilitaram, por meio de chamamento público, para participarem da Noite dos Escritores foram: Marlene de Oliveira; Nará Souza Oliveira; Paulo Roberto de Jesus; Rita Delamari; Roseli de Fátima Alves Arbigaus; Sérgio Garcia; ÁlvaroPosselt; Betina Rodrigues Pilch; Iracema Maschio Figueiredo; Isabel de Fátima Correia Alves; José Roberto Paes da Rosa; Lira Maria Silva Agibert; Maria Silzi Mossato.

Autor do livro “Na sopa do sapo”, Álvaro Posselt, chegou a sua quinta obra e todas trazem haicais – poemas curtos, marcados pela objetividade e precisão. “O livro é sobre insetos na maioria e também alguns outros pequenos seres que vivem no quintal das nossas casas e na própria casa. É um livro infanto juvenil, com haicais bem-humorados, para atrair a atenção das crianças, incentivando que observem o jardim, em contrapartida desse mundo louco em que vivemos”, conta.

Posselt afirma que o caminho literário é solitário e difícil, logo, eventos como este valorizam o trabalho destes autores. “Atualmente os livros de mídia tomam conta do mercado, então, quando temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, de ter um reconhecimento e conhecer outros autores, realmente é uma fortuna”, conclui.

Já o escritor Sérgio Garcia, que participou pela segunda vez da Noite dos Escritores, apresentou o livro que lançou recentemente, “Filhos do Coração – Adoção, um ato de amor”. “Tive toda essa inspiração porque eu tenho um filho do coração, ele tem 10 anos hoje e nós o recebemos como um presente de Deus, então decidi homenageá-lo de alguma forma. O livro conta a história da Julia, pois não quis fazer uma biografia, e diferente do meu filho é uma história carregada de dramas”, explica Garcia.

Com este livro, o autor tem a intenção de tratar do tema da adoção com base na experiência que vive e ao perceber que este é um tema ainda carregado de muito preconceito. “Uma das coisas que mais ouvi foi que sou corajoso por adotar, porque não posso saber o que ele se tornará no futuro, e aí eu respondo: tendo um filho biológico você também não saberá, porque não é o sangue que garante. Então, a mensagem é que o amor é tão forte quanto o sangue”, defende o escritor que também é autor de “Amigo íntimo” e já está produzindo seu terceiro livro.

Os mestres das letras sempre buscam inspiração em algo, seja em experiências, ou pessoas. Para Sérgio, o tio foi o responsável por incentivá-lo. “Com ele aprendi que se quisesse crescer na vida precisaria ler muito e de tudo, e, além disso, gosto muito de palavras cruzadas”, relata. Garcia também enaltece a iniciativa da Prefeitura de Pinhais. “Esse espaço é muito importante porque abre portas, foi por meio dele que consegui fazer minha primeira palestra. Pinhais está de parabéns por promover estes eventos, que também possibilitam a troca entre os escritores”, finaliza.

Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública Municipal de Pinhais realiza diversos projetos de incentivo à leitura, como o Bosque Literário, Feira do Livro, Contações de Histórias. Mais informações pelo telefone 3912-5637.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress