No Smart City, Ratinho Júnior apresenta projetos inovadores do Governo do Estado

No Smart City, Ratinho Júnior apresenta projetos inovadores do Governo do Estado

Governador destacou que os projetos de inovação refletem tanto na modernização da administração pública, tornando o governo mais ágil e moderno, como na criação de um ecossistema de inovação no Paraná.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, no dia 24 de março, da abertura do Smart City Expo Curitiba, que faz parte da maior rede de eventos sobre cidades inteligentes do mundo, e destacou os projetos do Governo do Estado para o incentivo à inovação e à sustentabilidade. Maior evento brasileiro sobre o tema, esta é a terceira edição realizada em Curitiba, a primeira após a pandemia de Covid-19.

Ratinho Junior destacou que os projetos de inovação refletem tanto na modernização da administração pública, tornando o governo mais ágil e moderno, como na criação de um ecossistema de inovação no Paraná. “Para o Estado, é um grande orgulho receber uma feira como esta. É a oportunidade para quem está nas áreas pública e privada de conhecer novas tecnologias e as tendências para o futuro das cidades”, disse.

Outra frente, destacou, é a formação dos estudantes paranaenses, tendo em vista as profissões do futuro, principalmente na área de tecnologia. “O Paraná é o segundo estado com mais cidades inteligentes do Brasil, e os investimentos que fazemos para incluir aulas de robótica e programação na rede pública colaboram para que a cultura da inovação comece desde cedo. São esses jovens que vão trazer, no futuro, as soluções para a população”, afirmou Ratinho Junior.

O Estado conta com 14 parques tecnológicos, que abrangem todas as regiões, e teve um avanço na abertura de startups nos últimos anos, com 1.956 empresas inovadoras presentes em 108 municípios, sendo que metade delas iniciou as atividades a partir de 2019. Ele também citou a eletrovia da Copel, o uso de carros elétricos, bolsas de estudo para pesquisadores das universidades estaduais, desenvolvimento de aplicativos e utilização mais inteligente de dados para acelerar a regularização de empresas, investigações criminais e a liberação de licenças para projetos sustentáveis.

“Estivemos em 2019, antes da pandemia, no Smart City Expo Barcelona e trouxemos de lá a expertise europeia na área de inovação, a ligação das universidades com o setor privado, com essa nova safra de jovens que estão conectados com a tecnologia. Estamos fazendo essa integração, por meio dos polos tecnológicos, que inovam e criam tendências para o mundo”, ressaltou Ratinho Junior.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, afirmou que a Capital, que está entre as sete cidades mais inteligentes do mundo, avançou muito na área nos últimos anos. “Quando começamos a feira, há três anos, não imaginávamos que teríamos tantos unicórnios, startups e empresas de inovação. Hoje, isso é uma parte importante da economia curitibana”, disse. “A cidade tem pirâmide e telhados solares em construção, programas de realidade virtual e impressoras 3D nas escolas, e investimos cada vez mais na automação do transporte”, citou.

MARCO LEGAL

O superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Bona, ressaltou que o Governo do Estado editou uma série de medidas no ano passado, que compõem o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Há uma diretriz muito clara em nosso plano de governo de transformar o Paraná no Estado mais inovador e moderno do Brasil”, explicou. “Temos uma confluência de energias e esforços para empreender e inovar cada vez mais, que se reflete, por exemplo, na criação de novas startups. Este evento consolida esse cenário e contribui para que avancemos cada dia mais”.

“O Paraná está tendo destaque com o crescimento no número de startups, de empresas de inovação e de técnicos qualificados para atuar nessa área, oferecendo mais qualidade de mão-de-obra e elevando a economia a outros patamares. O Estado tem também bons exemplos na inovação governamental, com soluções voltadas aos cidadãos”, ressaltou o superintendente-geral de Inovação do Governo do Estado, Marcelo Rangel.

SMART CITY

O Smart City Expo Curitiba se originou do mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona. O evento na capital paranaense é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil.

O Governo do Estado conta com um estande no evento, a Arena Paraná, onde Copel, Sanepar, Celepar e Detran apresentam aos participantes as ações inovadoras dentro de suas áreas. Entre os exemplos está o programa Rede Elétrica Inteligente, da Copel, as ferramentas e aplicativos online criados pela Celepar para melhorar a prestação de serviços ao cidadão, a solução de Gestão de Infração de Trânsito (GTI), entre outros projetos.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Compagas estão entre patrocinadores do Smart City, e, assim como a Copel e a Sanepar, também contam com estandes próprios na feira.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress