No Palácio Solar 29 de Março, estudantes aprendem sobre Curitiba com o prefeito Greca

No Palácio Solar 29 de Março, estudantes aprendem sobre Curitiba com o prefeito Greca

linhas conhecimento
Participaram estudantes das escolas municipais Raoul Wallemberg (Santa Felicidade), Herley Mehl (Pilarzinho) e Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho)

Cerca de 90 estudantes da rede municipal tiveram uma terça-feira (25/6) especial com a participação do prefeito Rafael Greca nas atividades do programa Linhas do Conhecimento. Crianças das escolas municipais Raoul Wallemberg (Santa Felicidade), Herley Mehl (Pilarzinho) e Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho) visitaram o Palácio Solar 29 de Março, sede do Executivo municipal no Centro Cívico, e foram recebidas pelo prefeito.

“Saber ler e escrever é muito importante, assim como conhecer a história da nossa cidade. Vocês são o orgulho de Curitiba”, disse Greca.

Desde 2017, o Linhas do Conhecimento transforma Curitiba em uma imensa sala de aula. “O programa estimula o pertencimento e o amor pela cidade”, afirmou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Esperei muito por este dia, eu não conhecia a Prefeitura e não sabia que era tão grande”, contou Myrella Bello, do 2º ano da Escola Municipal Maria Clara Tesserolli.

“Tem uma árvore enorme ali que não pode cortar. É o pau-brasil”, explicou Isadora Amâncio, referindo-se à arvore imune ao corte na frente da Prefeitura.

Para Rafaela da Cruz, do 5º ano e prefeita da Cidade Mirim da Escola Raoul Wallemberg, o dia foi especial.

“Participar é muito importante, por isso me candidatei a prefeita da escola, porque temos que buscar sempre melhorias onde vivemos”, disse Rafaela, ao lado da professora Isabele Cristine Moraes de Andrade Tsuchya, ex-aluna da escola e aprovada no último concurso público da Prefeitura.

Os estudantes entregaram cartazes e maquetes ao prefeito e receberam gibis do personagem Curitibinha. Também estiveram no encontro o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o coordenador do Linhas, Gustavo Prestini; e as professoras do programa.

 

Aprendizado

A visita à Prefeitura integra uma ampla aula sobre o Centro Cívico, que inclui o entorno da Prefeitura, de onde é possível avistar o Palácio Iguaçu (sede do Governo do Estado), a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça e o prédio do Tribunal do Júri. Os estudantes aprendem sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre os desenhos da pavimentação com petit-pavé.

No início da década de 1950, ao assumir o Governo do Paraná, Bento Munhoz da Rocha destinou um local para a construção do Centro Cívico, com a ideia de inaugurá-lo nas festividades do centenário do Estado, em 1953.

O Palácio 29 de Março, atual sede da Prefeitura Municipal de Curitiba, na Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico, recebeu esse nome por causa da data de fundação de Curitiba, 29 de março de 1693, quando foi fundada a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (antigo nome de Curitiba). Projetado por Rubens Meister, foi inaugurado em 1966 pelo prefeito e engenheiro sanitarista Omar Sabbag (1967 a 1971).

Antes da inauguração do Palácio, a Prefeitura de Curitiba ocupava o prédio histórico do atual Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, outro local onde o Linhas realiza atividades pedagógicas.

 

Por toda cidade

O Linhas do Conhecimento oferece práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças. Atende todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba.

Mais de 328 mil participações de curitibinhas já foram registradas desde que ele iniciou as atividades, no ano de 2017.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress