No Ministério Público, Greca destaca união de poderes contra pandemia

No Ministério Público, Greca destaca união de poderes contra pandemia

curitiba01

 

O procurador de Justiça Gilberto Giacoia tomou posse, na quarta-feira, dia 08, no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). Ele substitui o procurador de Justiça Ivonei Sfoggia, que conduziu a instituição nos últimos quatro anos.

A cerimônia, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores do MPPR, teve apenas a presença do prefeito Rafael Greca e de autoridades dos três poderes do Estado. A posse foi transmitida por videoconferência como medida de prevenção contra o novo coronavírus.

Saudando todos os presentes, Greca enfatizou a atuação do MPPR diante da covid-19.

“Com a posse de Gilberto Giacoia, o destino não nos nega um dos melhores nomes do valoroso quadro do Ministério Público para nos ajudar nesse momento de travessia difícil”, destacou o prefeito de Curitiba, em referência à necessidade de união de todas as instituições públicas para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus.

O prefeito ressaltou ainda a integridade moral, o espírito cívico e o profundo saber do novo procurador-geral. “Em nome dos curitibanos, nos somamos ao Colegiado de Procuradores ao desejo de que Gilberto Giacoia tenha todo sucesso nessa nova missão à frente do Ministério Público”, disse.

Greca também agradeceu ao trabalho de Ivonei Sfoggia à frente do MPPR nos últimos quatro anos. “Quando assumi a Prefeitura, as contas do município estavam na lama e precisávamos votar o Plano de Recuperação de Curitiba. Com o apoio do Ministério Público, conseguimos reconstruir a cidade, nunca esquecendo nossa missão de garantir serviços de qualidade, principalmente, para os menos favorecidos”, exemplificou ele.

Giacoia afirmou que este é o momento de todos se unirem para garantir o fortalecimento das instituições e também para garantir que a população tenha seus direitos garantidos neste momento de tantas incertezas por conta da pandemia mundial. “A hora é de grandeza moral do homem”, afirmou ele.

A mesa de honra também foi composta pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; pelo presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, André Tiago Pasternak Glitz; e pelo corregedor-geral do MPPR, procurador de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto.

Trajetória

Gilberto Giacoia assume o cargo de procurador-geral de Justiça pela quarta vez. Ele já havia exercido a função em três mandatos, de 1998 a 2000, de 2012 a 2014 e de 2014 a 2016. Ingressou no MPPR há 39 anos, ele foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 1995 e presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) de 1999 a 2000.

Candidato mais votado pelos membros do MPPR, ele foi eleito para o cargo com 595 votos, em eleição realizada no dia 13 de março. O mandato é de dois anos.

O novo procurador-geral é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Também é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que pertence à Universidade do Norte do Paraná.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress