Os atendimentos foram realizados nas unidades de saúde e contaram com a parceria de instituições e médicos voluntários
Durante o mês de março, a Prefeitura de Pinhais realizou mais uma edição do Mutirão de Saúde para atender pacientes que aguardavam atendimento em algumas especialidades médicas. Ao todo, aproximadamente duas mil pessoas foram retiradas da fila de espera. Os atendimentos foram realizados nas unidades de saúde e contaram com a parceria de instituições e médicos voluntários.
Visão
Neste mutirão foram disponibilizados atendimentos de Oftalmologia, em consultório móvel (container) instalado no pátio da Secretaria Municipal de Saúde. Já os para a área de endocrinologia, foram atendidos 480 usuários por equipe de especialistas da Clinica de Diabetes de Curitiba, do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Prevenção do Câncer
Outro serviço disponibilizado foi o de avaliação de manchas de pele, por meio da carreta da FIEP, que garantirá atendimento no Hospital Erasto Gaertner, em casos em que haver características de câncer de pele. Já na Unidade de Saúde Tarumã foram ofertados pequenos procedimentos cirúrgicos e consultas dermatológicas.
Saúde da Mulher
Na Unidade de Saúde da Mulher 80 mulheres tiveram acesso a exames de ultrassonografia transvaginal. No local, o Mutirão da Saúde também levou à população avaliação de fonoaudiologia, para tanto contou com a parceria de fonoaudiólogas da Secretarias de Educação e de Saúde.
Saúde Mental
A psiquiatria também foi uma das especialidades ofertadas, com mais de 200 agendamentos para a Unidade de Saúde Vargem Grande.
Consultas realizadas
Debora Dias mora no bairro Jardim Amélia e foi atendida na Unidade de Saúde da Mulher e da Criança. Faz pouco tempo que aguardava para fazer ecografia. Além disso, a equipe da Unidade de Saúde solicitou uma série de exames. “O trabalho deles é maravilhoso, ajuda a salvar vidas e tem muita gente que realmente precisa desse atendimento. Eu não tenho o que reclamar, além de bem atendida, já consegui respostas para uma série de dúvidas que eu tinha e saio mais aliviada da consulta”, comentou.
Maria Inês reside no bairro Wessópolis e há muitos anos sofre com problemas provenientes da tireoide e também com diabetes. “Eu já estava esperando desde novembro pra essa consulta e o bom que vim aqui hoje com a minha filha e o pessoal acomodou a gente num lugar separado e as enfermeiras são muito prestativas”, disse a paciente que aguardava ser chamada pela endocrinologista.
Faltas
A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, falou sobre a importância deste momento e de que a população que aguarda na fila precisa comparecer. “É extremamente importante que as pessoas que aguardam por atendimento compareçam à consulta, pois ainda temos muitas abstenções. Quando alguém falta, impede que outra pessoa seja atendida”, afirma a secretária.