A ação terá continuidade para atender outras demandas da área da saúde
Com o objetivo de agilizar o atendimento de alguns procedimentos na área da saúde, para os quais existe uma fila de espera, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira edição do Mutirão da Saúde. O evento ocorreu durante o último sábado (25), em parceria com a Fae – Centro Universitário e com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Foram agendadas 1.837 consultas e mais 427 usuários saíram da fila de espera por terem apresentado melhora e não necessitarem mais de atendimento, reduzindo um número de 2.264 pacientes.
Há seis meses esperando uma microcirurgia, a moradora do bairro Atuba, Nelci Gebauer, estava ansiosa pelo atendimento. No último sábado ela foi uma das pacientes atendidas na Unidade de Saúde da Família do Weissópolis. “É ótimo vir aqui, consultar e já sair com tudo pronto. Eu ainda não estou há tanto tempo, outras pessoas estão a mais, mas é mil maravilhas, porque a área da saúde merece mesmo esse tipo de evento”, declarou.
Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, realizar o mutirão no sábado facilita o acesso dos pacientes já agendados. “As pessoas não precisam deixar o trabalho, vem até aqui durante o sábado e saem com o problema resolvido, como no caso das pequenas cirurgias. Nosso objetivo é reduzir a espera destes pacientes e por isso vamos fazer mais mutirões em breve”, afirmou a prefeita.
Segundo a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, este é o primeiro de outros mutirões que estão por vir. “Inicialmente nós identificamos algumas especialidades, para as quais seria possível prestar atendimento neste primeiro mutirão. Lembrando que este é um projeto para o ano de 2017, que consta no plano de governo, com objetivo de resolver o problema de alguns pacientes que estão na fila de espera”, explica a secretária.
De acordo com a secretária de Saúde a realidade em relação ao número de ofertas de atendimento, que são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, tem dificultado o acesso dos usuários. “Logo, a possibilidade de resolver algumas demandas foi necessária e conseguimos viabilizar com os profissionais do município e parcerias com a Fae e a Fiep”, salientou.
Especialidades
Neste mutirão foram disponibilizados atendimentos para pequenas cirurgias, neurologia, psicologia, reumatologia, nefrologia, cardiologia, fonoaudiologia e eletrocardiograma. Além disso, para a área da nutrição foi possível realizar um grande número de atendimentos, cerca de 1.300, os quais receberam orientações de nutricionistas e também passaram por outras avaliações, tudo no mesmo local, o Cenforpe.
Marilsa Aparecida Pereira da Cruz Alves aguardava pelo atendimento na área da nutrição há quase quatro anos. “É bem importante participar desta ação, porque muitas coisas a gente não sabe, o que finge que não sabe especialmente nesta área. Achei o atendimento muito bom, porque além da saúde eleva a autoestima conseguir controlar o peso”, afirmou.
João Cardoso Lovatto aguardava a aproximadamente dois anos pela consulta com a nutricionista. “Achei ótimo, principalmente pra gente que tem outros problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto. Estou sendo bem atendido tanto no posto de saúde do Perdizes quanto aqui. Então já venho recebendo orientações dos médicos e agora reforça o que precisamos saber”, falou o paciente.
Samira Raduan, explica que para atender a grande demanda foram ofertadas orientações de reeducação alimentar e atendimento em salas de apoio, com avaliação física e psicológica. Além de orientações para manter hábitos saudáveis na alimentação, profissionais deram dicas de atividades físicas que podem ser realizadas em casa. “Cabe reforçar que os mutirões de saúde fazem parte de um projeto que visa diminuir a fila de espera para o atendimento de diversas especialidades e durante o ano outras edições serão realizadas”, concluiu.