A Muralha Digital de Pinhais completa um ano de funcionamento neste mês de março. O serviço de inteligência integra aproximadamente 700 câmeras ao sistema da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset). Desde o início de sua utilização, até março deste ano, a corporação já recuperou mais de 70 veículos com alerta de furto e roubo adentrados no município. Com um investimento de R$ 4 milhões ao ano, a iniciativa faz parte do programa Pinhais Mais Segura, um conjunto de ações de segurança pública implementado pela prefeitura em 2022.
A Muralha Digital registra todos os carros que entram no município, identificando se existe alerta de roubo, entre outras ocorrências, além fazer o reconhecimento facial por meio de Inteligência Artificial (IA). Todas as imagens são visualizadas e operadas em tempo real, 24 horas por dia, pelos agentes na nova Central de Monitoramento da GM, inaugurada junto ao lançamento da Muralha Digital, em março de 2023.
As centenas de câmeras do sistema compreendem modelos Speed Dome, câmeras OCRs (leitoras de placas), dos Módulos Eletrônicos de Monitoramento (12 unidades espalhadas pela cidade), câmeras veiculares e corporais, e câmeras patrimoniais instaladas em prédios, interligadas ao sistema da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/PR).
A população também tem papel importante na segurança pública. A Guarda Municipal orienta que, ao identificar alguma situação suspeita, as pessoas entrem em contato com a Central de Monitoramento pelo telefone 153 para que a equipe possa atuar rapidamente.
Em operação desde antes do lançamento oficial em março passado, o serviço já resultou em abordagens e encaminhamentos à delegacia de indivíduos suspeitos, conduzindo veículos com alertas de crime. “Dessa forma, pessoas procuradas pela Justiça também poderão ser conduzidas para a delegacia. A cada dia nós temos a recuperação de algum veículo. Temos exemplos como a recuperação de um veículo efetuada em menos de um minuto, quando o mesmo entrou no município e nos chegou o alerta, porque a nossa viatura estava inclusive próxima à barreira”, comenta o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes.
Outra situação de destaque ocorreu no dia 27 de março de 2023, quando um suspeito de ter cometido importunação sexual foi identificado por meio das câmeras e a equipe da Guarda Municipal, apoiada pelos agentes da Defesa Civil no Parque das Águas, conseguiu abordar e conduzir o suspeito para a delegacia em menos de seis minutos.
Integrado aos sistemas de outros municípios, a Muralha Digital de Pinhais tem o diferencial da IA disponível pela nova Central de Monitoramento. “Nós temos hoje o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM), então a tendência é que nossas imagens sejam fornecidas para outros municípios assim como possamos receber esse material. Isso quer dizer que algo que possa acontecer lá em Campo Largo, do outro lado de Curitiba, nós podemos saber aqui e vice-versa, além da integração que sempre houve em Pinhais com a Polícia Militar e com a Polícia Civil”, completa o secretário.
Um marco para nossa cidade
A prefeita Rosa Maria destaca que o serviço é parte do Plano de Governo da atual gestão da prefeitura. “É um marco para nossa cidade, porque a criminalidade só pode ser combatida com muito conhecimento, com muita informação, com tecnologia, e com vontade política. Em Pinhais, temos reunido todas essas condições em um trabalho integrado. Quando trabalhamos em rede, a eficiência é maior. Com isso, nossa cidade vai ficando mais potente, mais capacitada e gerando eficiência neste trabalho”, afirma.
Modelo de segurança pública
O programa Pinhais Mais Segura, que inclui a Muralha Digital, a nova Central de Monitoramento e os Módulos Eletrônicos de Monitoramento, já foi apresentado a dezenas de autoridades, representantes de cidades em todo o Brasil, como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Luís (MA) e Campo Grande (MS), além de 10 municípios do estado de Rondônia, incluindo o governo estadual.
Mais de 24 mil atendimentos em 2023
Somados ao número de recuperações de veículos, estão os resultados do trabalho efetivo da GM de Pinhais que, em 2023, registrou mais de 24 mil atendimentos no período. Foram registrados 1.659 Boletins de Ocorrência, dentre eles 78 cumprimentos de mandado de prisão e 60 veículos recuperados com alerta de furto/roubo. Além disso, 44 casos atendidos de violência contra a mulher (Lei Maria da Penha), 43 apoios prestados a cumprimentos de ordens judiciais, 28 furtos, 31 ocorrências por tráfico de entorpecentes, 16 roubos e quatro armas de fogo apreendidas graças à atuação da GM. Em patrulhamento, as equipes percorreram cerca de 267.902 km, o equivalente a mais de seis voltas na Terra.
Serviço
Situações de emergência e crimes ocorridos em Pinhais devem ser informados pelo cidadão à Polícia Militar (190) ou à Guarda Municipal, por meio dos telefones 153 e (41) 3912-5153, aplicativo 153 Cidadão ou pelos Módulos Eletrônicos de Monitoramento espalhados pela cidade – basta apertar o botão para entrar em contato com os operadores.