Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba tiveram um encontro na tarde de quarta-feira (24), para discutir a implantação do primeiro consórcio de Assistência Social do estado do Paraná, em conjunto com um consórcio de Saúde que já existe.
A reunião aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e contou com a participação de 15 municípios de forma presencial e mais cinco de forma virtual, além de diretores do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP).
Na abertura do encontro, a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosângela Batista, falou sobre o objetivo da reunião, e na sequência, foi realizado um breve histórico das discussões e tratativas realizadas. Ao final, a direção do COMESP abordou a questão de como os municípios deverão tratar esse processo.
A criação do consórcio da Assistência Social em conjunto com o da Saúde é uma iniciativa que vem sendo articulada desde outubro de 2019. Entretanto, como no último ano houve o período eleitoral e ocorreu a mudança na gestão de alguns municípios, o processo foi retomado. “Nós estamos na reta final do encaminhamento do protocolo de intenções que será enviado para as câmaras municipais, mudando de mono para multifinalitário o protocolo e depois o estatuto da COMESP. Hoje recebemos os municípios por conta desta mudança, além de que façam a defesa junto aos prefeitos e câmaras municipais para efetivarmos o processo do consórcio no que se refere ao serviço de acolhimento”, afirmou a secretária Rosângela Batista.
Ao final do encontro, a secretária também destacou que vê essa iniciativa que tratará do serviço de acolhimento como positiva, pois impactará na questão de orçamento, qualidade, a proximidade com o poder Judiciário e Ministério Público, além de todas as cidades ganharem neste novo processo de construção do serviço.