sábado, 21 de setembro de 2024
Município de Piraquara entrega o novo Centro de Memória Ferroviária “João Tesserolli Junior”

Município de Piraquara entrega o novo Centro de Memória Ferroviária “João Tesserolli Junior”

Centro de Memória Ferroviária
A entrega do novo espaço homenageia todas as famílias de ferroviários que viveram esse período e que ainda vivem na cidade

Na terça-feira, dia 08 de dezembro, a Prefeitura de Piraquara entregou o novo Centro de Memória Ferroviária “João Tesserolli Junior”. Criado em 2017, ele funcionou de forma provisória na Casa da Memória e agora conta com espaço exclusivo e estruturado. Em razão da pandemia ele funcionará de forma restrita no momento, mas será um centro dedicado a pesquisa e estudos dos alunos piraquarenses, além de um local de conservação da memória e do patrimônio ferroviário do município e do Paraná.

O museu recebeu ambientação temática e conta com fotografias, objetos, instrumentos, documentos, utensílios e equipamentos de época utilizados pelos ferroviários que tiveram papel fundamental no povoamento e desenvolvimento de Piraquara. Toda a pesquisa, catálogo e registro das peças foi feita pela equipe da Casa da Memória Manoel Alves Pereira e a orientação visual foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Comunicação.

O acervo foi cedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que desde 2007 faz um inventário dos bens da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA). As peças foram incorporadas no Sistema Pergamum Museus, fazendo parte do Sistema Paranaense de Museus e também existe uma parceria formalizada com o Centro de Memória Ferroviária da Lapa “Sebastião Pires Furiatti”, que tornou Piraquara município associado.

O prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, ressaltou a importância da criação de um espaço que resgata e preserva a memória ferroviária que é tão presente no município. “Os ferroviários fazem parte da origem de Piraquara e a história da ferrovia se mistura com a do município. A entrega do novo espaço homenageia todas as famílias de ferroviários que viveram esse período e que ainda vivem em nossa cidade”, destacou.

Já a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Cristina Galerani, destacou o minucioso trabalho desenvolvido para a entrega do novo espaço. “A construção do centro ocorre desde 2016 com o resgate do acervo que o município recebeu do Iphan, catalogação e registro de todas as peças que foram inseridas no acervo do Museu Paranaense. Será um espaço de pesquisa e visitação que conserva essa tão rica história da rede ferroviária”, explicou.

Também participaram da entrega, o vice-prefeito Josimar Fróes, o representante da família do homenageado, Jairo Tesserolli, o coordenador do Centro de Memória Ferroviária da Lapa “Sebastião Pires Furiatti”, Márcio Aniz Assad, o historiador Kallil Assad, o presidente do Conselho do Patrimônio Natural e Cultural de Piraquara, José Roberto Portela, servidores e poucos convidados.

Homenagem

A escritora e moradora de Piraquara, Adélia Mária Woellner, integrante da Academia Paranaense de Letras, que também foi ferroviária, escreveu um texto sobre a criação do Centro de Memória Ferroviária de Piraquara. Ela também contribuiu com o acervo do espaço doando documentos que serão catalogados e disponibilizados para o acesso de todos.

João Tesserolli Junior

O Centro de Memória Ferroviária de Piraquara foi nominado “João Tesserolli Junior” em homenagem a um personagem importante para o desenvolvimento ferroviário do Paraná, que ocupou diferentes funções na Rede de Viação Paraná Santa Catarina. O neto, Jairo Tesserolli, representou a família e recebeu uma placa de homenagem das mãos do prefeito Marquinhos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress