A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), lançou no dia 17 de março, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), o Programa Bolsa Creche. A iniciativa vai credenciar instituições de ensino privadas para oferta de vagas para atendimento às crianças desde o nascimento até os três anos de idade.
O programa tem o objetivo de diminuir a fila de espera de alunos que aguardam vagas no município. Mesmo a legislação exigindo o atendimento às crianças a partir de quatro anos, a Prefeitura de Pinhais institui este programa para atender crianças de até três anos de idade, para oportunizar, às famílias, vagas na Rede de Ensino dentro do município.
O evento de lançamento recebeu as presenças da prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita Rosa Maria, dos secretários municipais Ricardo Pinheiro (Governo), Andrea Franceschini (Educação), Rosangela Batista da Silva Duarte (Assistência Social) e Vinicius Martins (Administração). Também participaram os vereadores Marcinho, Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabricio Souza e Tomé, além de diretores e pedagogos das escolas e cmeis municipais e diretores das instituições privadas.
O projeto foi apresentado pela secretária de Educação Andrea Franceschini, que confirmou que serão investidos, até o final do próximo ano, R$ 2.000.000,00 para a execução, sendo que o município já publicou o edital (nº 005/2022) para as instituições de ensino privadas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino terem conhecimentos do processo de credenciamento. As vagas ofertadas atendarão a demanda cadastrada da Central de Vagas da Semed, que possui a relação das crianças cadastradas para Berçário, Infantil I e Infantil II. Com a implantação da Bolsa Creche, serão abertas vagas para os períodos integral e parcial (manhã e tarde).
A implantação do projeto mostra que mesmo a legislação exigindo o atendimento às crianças a partir de quatro anos, Pinhais tem este cuidado com a educação infantil, disse a vice-prefeita Rosa Maria. “Hoje é um momento especial porque sempre pensamos neste projeto como uma prioridade. Se Pinhais tem hoje o melhor IDEB da Região Metropolitana é porque houve um cuidado com a educação infantil. Para nós é importante esta parceria com as instituições privadas, sendo bom para ambas as partes. Nós temos o desejo de atender cada vez mais a fila de espera da educação infantil. Este foi um sonho que se tornou realidade, e, nestas comemorações dos 30 anos de Pinhais, é um dos melhores presentes que a cidade pode oferecer para a nossa comunidade”, afirmou Rosa Maria.
Além de parabenizar a iniciativa, o fato da educação de Pinhais ser referência foi enaltecido pelo deputado federal Luizão Goulart. “Fico muito feliz de ver a evolução do nosso município. Hoje mais um item do plano de governo é concretizado e também vemos que as escolas são ampliadas, novas escolas são construídas, e, principalmente, se investe nos profissionais da educação. O município avançou na democratização das unidades de ensino, na contratação de novos profissionais, com os concursos públicos, e na valorização dos educadores. Eu como professor, participo em Brasília, da Comissão de Educação da Câmara, e nas nossas discussões vemos que o país ainda tem muito a fazer nesta área, a um longo caminho a percorrer. Porém, felizmente em Pinhais este caminho está bem adiantado em termos de estrutura, material didático e profissionais”, disse Luizão.
Já a prefeita Marli Paulino falou que é uma alegria o município implantar este programa que atenderá um anseio da comunidade. “Quando assumimos em 2009, Pinhais tinha muitos problemas e faltavam espaços para atender nossas crianças. Mas nós fomos construindo CMEIs e, também, a Pinhais do Futuro, pensando nas nossas crianças que nascem no município. O Programa Bolsa Creche foi um projeto prioritário que debatemos com a comunidade. E hoje, no aniversário de Pinhais, o lançamos para atendermos as crianças que aguardam uma vaga e para beneficiar aquela mãe que precisa trabalhar e não tem onde deixar seu filho”, disse a prefeita.