por Noelcir Bello
Em reunião realizada com a COMEC, em 2015, autoridades do município foram avisadas que haveria uma diminuição da frota na linha que atende a região do Atuba.
Neste primeiro encontro, estiveram presentes o Prefeito Luizão, o Secretário de Urbanismo de Pinhais, Emerson Bento, Lessandro Zen e Nicolau, representantes da Expresso Azul, o Diretor da COMEC, Euclides, e o Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Gilberto Hartkopf. Desde então, Gilberto vem acompanhando a situação de perto e tenta garantir um atendimento satisfatório para os usuários da região.
Durante esta reunião, o vereador Gilberto questionou ao diretor da COMEC, Sr. Euclides, sobre a fusão da linha Conjunto Atuba, a mais antiga da região, com a linha Palmital. “Com relação a esta mudança, a resposta dele foi que estavam tendo prejuízo e sugeriu que arrumássemos uma solução. Sobre a mudança da linha Conjunto Áquila Pinhais\Bairro Alto, nos passaram a informação de que se cortariam alguns horários, mas não informaram da mudança do itinerário. Mudanças essas, que causaram muitos transtornos aos usuários, pois tiveram que se deslocar por várias quadras até o ponto de ônibus”, lamentou Gilberto.
Nova reunião e mudanças de semáforos
Após inúmeras reclamações dos munícipes através de telefonemas e redes sociais, um morador do conjunto, e colaborador do Vereador Passarinho, marcou uma reunião. Na ocasião, compareceram os moradores da região, o Vereador Passarinho, o Delegado de Piraquara, Ary Nunes, o Superintendente da Guarda Municipal, Celio, o Presidente do CONSEG, Luiz Carlos, e o assessor do Presidente da Câmara, Sr. Jeferson. No encontro, alguns moradores entregaram um abaixo-assinado ao Presidente da Câmara, que encaminhou o mesmo para a empresa Expresso Azul e a COMEC.
A COMEC então solicitou à Prefeitura Municipal de Pinhais que mudasse o semáforo da Rua Eurípedes Moraes e Silva para a Rua Alzira de Araújo, para que o ônibus circulasse por ali. Depois desse pedido, a COMEC ainda solicitou um novo semáforo na Rua Reinaldo Ribas. No entanto, esta ideia da COMEC, após estudos, se tornou inviável. Custaria mais de R$ 100 mil aos cofres da Prefeitura e ainda estaria a duas quadras do semáforo já existente. “A primeira ideia era trocar o semáforo da Rua Eurípedes Moraes e Silva para a Rua Alzira de Araújo e implantar uma travessia elevada próximo a escola, para a segurança das crianças”, afirmou Gilberto.
Impasse
Depois de diversas reuniões entre Prefeitura, Expresso Azul, COMEC e o Legislativo Municipal, a linha de ônibus Pinhais-Bairro Alto passou a circular novamente dentro do conjunto, só que pela Rua Eurípedes Morais e Silva, saindo pela Reinaldo Ribas. No entanto, a circulação do ônibus complicou a vida dos moradores daquela região. Por se tratar de uma rua muito estreita, frequentemente o ônibus tem que esperar os motoristas dos carros estacionados retirarem os mesmos, para só então conseguir passar.
Conseguiu-se uma solução para os usuários do transporte público, porém foram gerados transtornos para os moradores da região e aos pais que precisam deixar seus filhos na escola, além de não terem sido transferidos os abrigos dos pontos de ônibus para o novo itinerário. Os moradores solicitam que o ônibus entre pela Rua Reinaldo Ribas e saia pela Rua Alzira de Araújo, que são ruas mais largas. Na busca pela solução do problema, o Presidente Gilberto também foi até à SEDU, onde foi recebido por um assessor do Secretário Ratinho JR. “Tentamos encontrar uma solução que possa satisfazer aos moradores, atendendo de acordo com a necessidade local”, disse Gilberto.
Gilberto, juntamente com a Administração Municipal, vem lutando por um transporte de maior qualidade aos munícipes. “Neste momento, devida à falta da integração entre o Estado e o Município de Curitiba, só fez piorar o nível do transporte, atingindo diretamente os moradores de Pinhais. Estamos tentando garantir um serviço de qualidade ao cidadão”, finalizou o Presidente da Câmara dos Vereadores de Pinhais.