MPPR reforça Polícia Científica com equipamentos de alta tecnologia para investigação criminal

MPPR reforça Polícia Científica com equipamentos de alta tecnologia para investigação criminal

Polícia Científica
Na entrega dos itens, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, ressaltou a importância do aprofundamento da cooperação entre as forças de segurança do estado em benefício da população paranaense

O Ministério Público do Paraná entregou à Polícia Científica do Paraná na terça-feira, 13 de maio, cinco kits táticos que serão utilizados em investigações criminais conduzidas pelo órgão de perícia estadual. Os equipamentos, adquiridos pelo MPPR em investimento que alcançou R$ 1.238.935,00, permitirão a recuperação de dados armazenados em celulares, tablets, cartões de memória e outros dispositivos eletrônicos e aumentam a probabilidade de acesso a informações apagadas ou bloqueadas de itens apreendidos. Desenvolvidos pela Cellebrite, empresa referência mundial em soluções de perícia digital, o material consiste em maletas com cabos de conexão compatíveis com diversos modelos de celulares (Android e iOS), adaptadores e notebooks de alto desempenho.

 

Fortalecimento de cooperação

Na entrega dos itens, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, ressaltou a importância do aprofundamento da cooperação entre as forças de segurança do estado em benefício da população paranaense. “Hoje é um dia muito importante para a segurança pública no Paraná, em que damos um importante passo para a integração cada vez mais efetiva com a Polícia Científica e as demais forças policiais, incluindo as polícias Militar, Civil e Penal. Investimos mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos que serão estrategicamente utilizados para a extração de dados e para conferir ainda mais inteligência à investigação criminal. O Paraná avança na investigação e na elucidação dos crimes cometidos em nosso estado, graças a essa integração, que não é só de equipamentos, mas é principalmente de pessoal e inteligência. Quem perde é a criminalidade, e quem ganha é a população”, comemorou.

Ao receber os equipamentos, o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, destacou a importância da entrega. “Investir em tecnologia e na perícia criminal é essencial para o fortalecimento do sistema de justiça e segurança pública. Com a aquisição dessas tecnologias, estamos assegurando que a Polícia Científica do Paraná disponha de ferramentas modernas e eficazes, capazes de otimizar o processamento de vestígios cibernéticos. Essa parceria com o MPPR não só aprimora nossa capacidade de recuperar informações críticas de dispositivos, como também assegura que cada prova obtida seja juridicamente válida e robusta. A perícia criminal, munida desses recursos avançados, torna-se ainda mais ágil e precisa, garantindo uma resposta eficaz no combate ao crime e na segurança da sociedade”.

 

Tecnologia

A iniciativa é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o MPPR, por meio do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), e a Polícia Científica. Projetados para uso em laboratórios forenses, os equipamentos garantem que as provas obtidas sigam os critérios legais de validade jurídica. As técnicas utilizadas são confidenciais, como forma de proteger a integridade dos procedimentos e a eficácia das investigações. 

 

Presenças

Participaram da entrega dos equipamentos o diretor de gestão em segurança da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo (representando na ocasião o secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira), o promotor de Justiça responsável pela subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPPR, Cláudio Franco Felix, o coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), procurador de Justiça Cláudio Rubino Zuan Esteves, e a promotora de Justiça responsável pelo Núcleo de Inteligência do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx) do MPPR, Janaína Bruel Marques, além de integrantes de equipes técnicas da Polícia Científica, do Gaeco e do Caex.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress