Foram 44 produções selecionadas e 62 expostas. A visitação segue até o dia 21 de agosto
Com 112 artistas inscritos, aproximadamente 300 obras, sendo 44 selecionadas e 62 expostas, a 6ª Mostra de Artes Visuais teve sua abertura oficial realizada na noite da última quinta-feira (23). As mais diversas linguagens estão contempladas, como desenho, pintura em tela, colagem, mosaico, escultura, arte – objeto, gravura, instalação, fotografia e vídeo arte. O evento contou com a presença de autoridades e da maioria dos artistas que expõem suas obras.
Segundo o Departamento de Cultura, a mostra tem como objetivo fomentar, fortalecer e divulgar a recente produção dos artistas visuais, revelando novos talentos, estimulando a pesquisa em arte, a criatividade e o desenvolvimento artístico do Município dentro da área visual. A curadoria ficou a cargo de Eduardo Cardoso, Danilo Garcia – que durante a mostra realizou uma intervenção em grafitti –, Kátia Regina Lainetti e Marcos Cesar Oliveira. Os jurados foram os artistas visuais Elizabeth Titton, Luciano Corbelinni e Pedro Goria.
Presente na solenidade, José Martins, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, destacou o trabalho dos artistas e da equipe do Departamento de Cultura. “O olhar que temos é que a população carece de muitos serviços, como saúde, educação, infraestrutura, mas a cultura também é necessária e é por isso que em Pinhais oferecemos a possibilidade de acesso a este universo”, afirmou o secretário.
Estiveram presentes também as seguintes autoridades: secretária de Administração, Rosa Maria de Jesus Colombo, secretária de Assistência Social, Rosângela Batista; diretor do Departamento de Cultura, Laércio Sobral; e a representante da Câmara Municipal, vereadora Márcia Ferreira.
Premiados
A escolha realizada pelos jurados obedeceu a critérios do regulamento. O primeiro lugar ficou com Eduardo Belga, de Brasília, pela obra: “s/ título” na técnica de Calcogravura sobre papel. João Paulo de Carvalho, de Araucária levou o segundo lugar com a obra “Amenidades Distantes: Ritmo”. “Frustração”, produção da artista Juliana Veloso, de Porto Alegre, ficou com a terceira colocação. Maria Cecília Tucunduva, do Rio de Janeiro, ficou em quarto lugar, com a obra “Vitrine”. Por fim, o quinto lugar ficou com Ernesto Silva Ferro Júnior, de Sorocaba, pelo conjunto da obra: “Babel”; “Ausente porvir”; “Negócios: ócios negados”.
David Sebastian Lopez Restrepo da Colômbia recebeu menção honrosa pelo melhor trabalho estrangeiro com a obra “autorretrato gastronômico”. E os demais artistas selecionados receberam certificados, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
Serviço
A visitação segue até dia 21 de agosto, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, localizado na Rua 22 de Abril, 305, no Centro da cidade.