Meio Ambiente de Pinhais promove ação educativa sobre o descarte de máscaras

Meio Ambiente de Pinhais promove ação educativa sobre o descarte de máscaras

A atividade aconteceu em dois pontos do município: nas avenidas Iraí e Jacob Macanhan, e foi finalizada com a circulação do caminhão com os bonecos por algumas vias públicas.

A Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais (Semma) promoveu na manhã do último dia 22, sábado, campanha educativa sobre o descarte correto de máscaras: “Sua proteção não pode virar poluição!”.

A iniciativa contou com os trabalhos dos servidores da Semma e a participação dos personagens dos materiais de reciclagem, que especialmente para ocasião, também estavam usando máscaras e ajudaram na distribuição de material informativo para a população, comerciantes e veículos que passavam pelos locais. Além das equipes, um carro de som circulou informando a importância desta atitude para o Meio Ambiente. A atividade aconteceu em dois pontos do município: nas avenidas Iraí e Jacob Macanhan, e foi finalizada com a circulação do caminhão com os bonecos por algumas vias públicas.

Com a pandemia, o uso de alguns produtos passou a fazer parte da rotina da população, como álcool 70%, máscaras e luvas de proteção. Entretanto, o problema é que o descarte desses itens não está sendo feito de forma correta.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais, Juliana Zanetti Ribeiro, o objetivo desta ação foi alertar sobre o descarte correto das máscaras. “Usar a máscara de proteção se tornou uma rotina diária das pessoas devido à pandemia. Então, é fundamental fazer o descarte corretamente. Elas não devem ser jogadas no lixo reciclável, justamente para que os catadores não tenham contato com esse material reciclável e nem em lixeiras nas ruas. O correto é descartar a máscara em um saco plástico, amarrado e jogá-lo dentro do lixo domiciliar. Assim contribuímos para o Meio Ambiente e evitamos que pessoas tenham contato com esse material contaminado”, explicou Juliana.

Entre as pessoas que estavam circulando pelas avenidas, a campanha foi extremamente positiva. Para Maria Aparecida Carvalho Becker, costureira que produz e vende máscaras, essa ação veio em boa hora e ela também aproveitou para dar uma dica útil a todos. “Quando vi essa ação com a distribuição de material e os bonecos, eu achei ótimo, assim ajuda a levar informação e a não poluir o meio ambiente. Eu como produzo máscaras de tecido para vender, normalmente as pessoas me perguntam como se deve fazer para limpar e reforço sempre para elas que devem ser lavadas no máximo 30 vezes e depois descartadas”, destacou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress