A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Pinhais, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea), promoveu na noite do dia 25 de outubro, terça-feira, reunião com protetoras de animais da cidade, no Centro Municipal de Castração.
O encontro recebeu a presença de protetoras que assistiram a uma apresentação que mostrou um histórico, ações, programas e projetos da causa animal desenvolvidos pela Prefeitura de Pinhais. Na oportunidade, os participantes também deram sugestões, fizeram questionamentos e debateram locais da área e conheceram as instalações do Centro Municipal de Castração.
A apresentação foi conduzida pela secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, que detalhou o trabalho desenvolvido pela pasta que iniciou em 2013, demonstrando os números dos Mutirões de Castração, atendimento dos animais, quantidade de cães e gatos adotados nos eventos de adoção, a estrutura do departamento, que conta atualmente com oito médicas veterinárias. A secretária também explanou a respeito dos atendimentos médicos disponibilizados (castração, vacinação, auxílio alimentação por meio do Banco de Ração, entre outros), frisou que o departamento teve um aumento de 66% no orçamento para a realização das políticas públicas e que hoje Pinhais está com uma lei em tramitação para a proibição do uso de veículos de tração animal e irá promover a estimativa populacional de cães e gatos domiciliados em todo a cidade, entre outros assuntos.
Ao final do encontro, a secretária Rosana disse que este é o primeiro de outros que acontecerão, mencionando que a iniciativa teve o foco de abordar o cadastramento que as protetoras farão e que a intenção é promover um trabalho em conjunto. “Este encontro foi positivo e sentimos que as protetoras aprovaram, pois conheceram tudo que é feito: ações, programas e projetos. Ao mostrar todo o trabalho, vimos que em Pinhais há uma evolução. Todos tiveram este entendimento e sabemos que teremos diversos desafios pela frente, porém enfrentaremos, e por meio de um trabalho em conjunto, colheremos melhores resultados em prol da causa animal”, falou a secretária.
A prefeita Rosa Maria destacou que o diálogo é a melhor ferramenta para desenvolver ações, ressaltou alguns investimentos como a construção do Centro de Castração, o Parcão e finalizou dizendo que o foco de Pinhais é avançar na causa animal. “Temos inúmeros desafios nessa área, contudo vejo que avançamos muito ao longo dos anos. Vocês protetoras sintam-se também responsáveis nesse processo. Pinhais continuará avançando na causa animal e queremos que continuem sendo nossas parceiras. Vamos caminhar com passos seguros, sempre para frente porque há grandes desafios. Não podemos nos esquecer de tudo que a cidade já fez, contribuindo para sermos referência no trabalho da causa animal em nível de Região Metropolitana e queremos avançar ainda mais, esse é o nosso intuito”, disse a prefeita.