As médicas veterinárias da Prefeitura de Pinhais estão reunidas em uma câmara técnica para discussão de diversos assuntos envolvendo a causa animal. Um dos temas que está em pauta no momento é a questão de acumuladores de animais no município. Para iniciar os trabalhos, o grupo realizou ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenação, a proposta é fazer um levantamento dos prováveis acumuladores de animais de Pinhais, para verificar as medidas necessárias e como se dará o tratamento dos animais. Neste sentido, recentemente, a câmara técnica esteve na Unidade de Saúde Weissópolis. “Esta unidade foi escolhida para aplicação do projeto piloto, por atender o maior bairro do município. Para esta iniciativa a atuação dos agentes comunitários de saúde será muito importante, uma vez que estão mais próximos da comunidade”, destaca a médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Solange Marconcin.
Com vistas a este projeto inicial, os agentes comunitários de saúde que atuam no bairro Weissópolis participaram de uma palestra, ministrada pelas veterinárias Cristiane Barros e Janaína Hammerschmidt, além da psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) Andréa Machado Sigolo. Na ocasião, as profissionais explicaram a necessidade do projeto e a importância da parceria multidisciplinar. O treinamento contou com mais uma etapa, a qual também reuniu os agentes de endemias, da Vigilância Ambiental. “Esses agentes farão um trabalho super importante, que será a triagem dos prováveis acumuladores”, explica Solange.