Para evitar o desperdício, o material é entregue conforme necessidade dos estudantes
Cerca de 14 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Pinhais voltaram às aulas nesta semana. São, no total, 21 Centros de Educação Infantil e 22 Escolas Municipais que precisam de organização e planejamento para receber esta grande quantidade de alunos. Para atendê-los as unidades de ensino passaram por reformas e melhorias e os profissionais participaram de formações continuadas.
Além disso, é necessário um planejamento no que se refere ao material escolar. Já há dois anos a Secretaria de Educação modificou a forma de entrega desses materiais. “Antes tínhamos um kit montado que entregávamos a todos os alunos, mas acabamos percebendo que havia muito desperdício, visto que muitas famílias preferiam comprar materiais personalizados, a usar o fornecido pela escola”, relembra a secretária de Educação, Andrea Franceschini.
Desta forma, as unidades de ensino recebem o material escolar, mas repassam para alunos conforme a necessidade. “Todos os materiais necessários para o ano letivo, desde cadernos, estojo, mochila, estão disponíveis nas escolas e Cmeis. Tanto os pais podem solicitar, como também os diretores tem autonomia para identificar a necessidade desta distribuição”, salienta a secretária.
Já a Agenda Escolar será distribuída para todos os alunos. Como a quantidade é muito grande, a Secretaria de Educação elaborou um calendário de distribuição e ao longo da semana todos os alunos terão acesso à Agenda Escolar.