No próximo domingo, dia 2 de outubro, acontecerão eleições municipais em todo o Brasil. Na data, serão eleitos ou reeleitos prefeitos e vereadores. Em Pinhais, por exemplo, três candidatos colocaram seus nomes na disputa eleitoral para o cargo máximo do Executivo Municipal. Dois deles, Marli Paulino e Passarinho, têm enviado notícias sobre suas campanhas para este jornal. E, agora, na última edição antes das eleições, para que o eleitor possa conhecer um pouco mais de suas trajetórias, trazemos uma entrevista com Marli e Passarinho.
Marli Paulino quer dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Prefeito Luizão
A Gazeta Cidade de Pinhais: A senhora foi vereadora por três mandatos. Foi vice-prefeita nas duas administrações do Luizão (2009/2012 e 2013/2016). Agora, em 2016, com apoio do Luizão, lançou seu nome para disputar a Prefeitura de Pinhais. O que lhe motivou a concorrer ao cargo de prefeita e por que escolheu a vereadora Rosa Maria para ser sua vice?
Marli Paulino: A responsabilidade de continuar trabalhando pela nossa população, foi o que mais me motivou. Antes de definirmos a candidatura, as pessoas me encontravam na rua e falavam: “Marli, você precisa continuar esse trabalho”! O povo pediu e aqui estou para mais um desafio. Agora, com certeza, o fato de poder contar com o apoio do Prefeito Luizão e toda a equipe, da qual faço parte como Vice-Prefeita, têm me motivado muito mais, pois sei que podemos continuar fazendo a diferença. Ou seja, dar continuidade ao bom trabalho que o Luizão, eu (Marli) e toda equipe vêm realizando.
Com relação a Rosa Maria, é uma satisfação poder contar com uma candidata a Vice-Prefeita tão bem preparada. Rosa Maria, que é formada em Pedagogia, com várias especializações, tem também grande experiência na área de Gestão Pública, pois exerceu com eficiencia os cargos de Secretária Municipal de Administração e de Educação, na gestão do Prefeito Luizão. Rosa tem um carreira brilhante como professora e diretora do maior Colégio Estadual de Pinhais. Além disso, como vereadora, tem feito um excelente trabalho na Câmara Municipal. Tenho certeza que Rosa Maria vai me ajudar a continuar cuidando da nossa cidade e do bem estar da população.
A Gazeta Cidade de Pinhais: O cargo de Chefe do Executivo Municipal (Prefeita) requer grandes conhecimentos em administração e uma equipe muito bem preparada para assumir as diversas Secretarias, como Educação, Saúde, Obras, Administração e Finanças, por exemplo. Qual a sua formação e de sua candidata a vice, e como ambas estão se preparando? E dentro do seu grupo político, que nomes a senhora poderia citar como possiveis secretários e secretarias de sua administração, se eleita for?
Marli Paulino: Sou formada em Gestão Pública. E, muito antes de assumir como Vice-Prefeita na Administração do Luizão, eu e minha família administrávamos nossa empresa. Assim, acostumei a me relacionar com funcionários e clientes, ou seja, pessoas. Depois, como Vice-Prefeita, sempre estive próximo ao Luizão na hora de tomar decisões importantes. Tenho participado, nestes oito anos, de todas as discussões sobre projetos fundamentais para o desenvolvimento da cidade e o bem estar da população.
Então, por tudo isso, me considero preparada para administrar Pinhais. Junto com a Rosa Maria, uma boa equipe de secretários e servidores, além do apoio do Luizão, quero fazer uma grande gestão.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Nesses últimos anos, Pinhais passou por uma grande transformação. Muitas obras e ações foram realizadas pela atual Administração, colocando a cidade em destaque no cenário nacional. Dentro do seu Plano de Governo, quais as 3 principais obras e ações que a senhora destacaria como fundamentais para o município e população?
Marli Paulino: Temos vários desafios pela frente! De início, vamos priorizar a área da saúde. Investir, principalmente, na qualidade do atendimento, pois tivemos nos últimos anos a ampliação da estrutura, a partir da reabertura do Hospital e Maternidade, construção da UPA 24 Horas e mais três novos Postos de Saúde, a Unidade da Mulher e da Criança, Capas Ad, entre outras realizações. Daqui pra frente, nossa principal meta é aperfeiçoar ainda mais o atendimento, através da contratação de mais profissionais, realização de convênios para consultas e exames especializados, ampliação de programas de prevenção e demais ações que resultem em melhorias para a saúde da população de Pinhais.
Além disso, vamos investir muito em Segurança e Educação, áreas que também melhoraram bastante nos últimos anos, mas que precisam de atenção especial.
Já com relação às obras, temos a conclusão do Parque das Águas, melhorias do sistema viário nas principais Avenidas do município, como a Iraí, 24 de Maio, Maringá e Jacob Macanhan, sem contar a duplicação da Rodovia Leopoldo Jacomel, que estamos ajudando na sinalização e intervenções nos acessos.
Enfim, muita coisa já foi feita na Administração do Prefeito Luizão, na qual estou tendo a honra de ser Vice-Prefeita. Porém, ainda há muito o que fazer. Quero se Prefeita para dar continuidade ao bom trabalho iniciado pela atual Gestão.
Passarinho confirma que Márcia será 50% prefeita, se eleito for
A Gazeta Cidade de Pinhais: O senhor assumiu o cargo de vereador em 2013. Agora, em 2016, já lançou seu nome para disputar a Prefeitura de Pinhais, se apresentando como oposição ao grupo do Prefeito Luizão, que recebeu mais de 90% de aprovação da população, além de ganhar diversos prêmios como gestor público. O que lhe motivou a concorrer ao cargo de prefeito e por que escolheu a também vereadora Márcia Ferreira para vice?
Passarinho: Sua pergunta é muito importante para esclarecer de uma vez por todas, que eu não sou oposição ao Luizão, pelo contrário, o Luizão é um amigo pessoal pelo qual tenho muita admiração. Tanto eu como a Márcia fomos e somos base e apoiamos sua gestão na Câmara Municipal. A competência do prefeito é comprovada, Luizão é um gestor preparado que fez uma administração premiada e deixou uma importante contribuição para a cidade. Porém, não está sendo discutida a pessoa do Luizão, e sim da Marli. Luizão não é Marli, e a Marli não é Luizão. O motivo da decisão pela minha candidatura a prefeito, com quatro anos de mandato, é uma pergunta muito fácil de responder. Respondo com apenas uma palavra: Trabalho. Eu trabalhei muito nesses quatro anos como vereador, elaborei importantes projetos de lei e tanto meu nome como o da Márcia Ferreira, que também fez um excelente mandato, surgiu naturalmente para a disputa.
Minha motivação é o compromisso com o desenvolvimento de Pinhais. Foi o desejo de fortalecer a democracia em nossa cidade e dar uma alternativa para Pinhais avançar com segurança. As pessoas são movidas por sonhos, eu tenho um grande sonho que é cuidar da nossa gente. Meu grande ideal é ganhar a eleição para que essa cidade continue no caminho certo, no caminho seguro. Não basta querer seguir em frente, é preciso ter segurança no condutor.
Sobre a escolha da Márcia como vice, ela surgiu em conjunto com o grupo. O nome dela estava sendo cogitado como candidata a prefeita, porém, para que nós tivéssemos unidade e um bom grupo de apoio, ela acabou, de uma forma solidária e comprometida com a cidade, abrindo mão da candidatura e se integrando como vice. Ela tem perfil para ser prefeita e sem dúvidas é a melhor vice que eu poderia ter, ou como gosto de dizer ela será minha 50% prefeita. Tem uma linda história de trabalho em Pinhais, de participação política no movimento estudantil e comunitário e nós vamos governar juntos.
A Gazeta Cidade de Pinhais: O cargo de chefe do Executivo Municipal requer grandes conhecimentos em gestão pública e uma equipe muito bem preparada para assumir as diversas secretarias, como Educação, Saúde, Obras, Administração e Finanças, por exemplo. Qual a sua formação e da sua candidata a vice e como ambos estão se preparando? E dentro do seu grupo político, que nomes o senhor poderia citar como possíveis secretários e secretarias de sua administração, se eleito for?
Passarinho: Sou empresário há mais de 20 anos. Tenho o reconhecimento e o respeito da população, dos comerciantes e empresários de nossa cidade. Tenho formação em Gestão Pública, sou um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal, criei o projeto de Lei que Instituiu a Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas em Pinhais e a Lei que criou a Semana Municipal de Prevenção à Hipertensão Arterial. Fui presidente da Comissão de Políticas Públicas da Câmara por três anos, membro da Comissão de Finanças, além de ter enviado centenas de requerimentos e ofícios à prefeitura pedindo melhorias nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura. Minha vice-prefeita é uma pessoa muito preparada. Marcia é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduanda em Gestão do Sistemas Único de Assistência Social (Suas). Além de vereadora e primeira secretária da mesa executiva da Câmara nos seus dois biênios de mandato, foi secretária de Assistência Social e sua gestão foi premiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social como referência nacional gestão em assistência social do país. Márcia foi dirigente da União dos Estudantes de Pinhais, coordenadora do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Federação das Mulheres do Paraná e ativista de diversos projetos sociais.
Nossa equipe de governo será formada por profissionais com profundo conhecimento e formação em suas respectivas áreas de atuação, servidores públicos de carreira que são muito bem preparados e têm profundo conhecimento da gestão.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Nesses últimos anos, Pinhais passou por uma grande transformação. Muitas obras e ações foram realizadas pela atual administração, colocando a cidade em destaque no cenário nacional. Dentro do seu Plano de Governo, quais as 3 principais obras e ações que o senhor destacaria como fundamentais para o município e população?
Passarinho: Realmente Pinhais cresceu e se desenvolveu nos últimos anos. No entanto, ainda temos muito o que fazer para que a cidade se transforme naquilo que sonhamos. Uma das áreas onde ainda existem muitas demandas em nosso município com certeza é a saúde. E para essa importante área criaremos, em caráter de urgência, um Pronto Socorro Infantil. Na área de segurança, vamos criar os Módulos Móveis da Guarda Municipal e a Patrulha Maria da Penha da GM. E, na área da educação criaremos mais Escolas de Educação em Tempo Integral e mais creches para as crianças de nossa cidade, dentre tantas outras propostas e projetos que estão em nosso Plano de Governo, que por sinal foi fruto de meses de discussão e foi construído a muitas mãos, com a participação de professores da rede municipal, estadual e federal, servidores públicos de diversas áreas, empresários, sindicalistas, entidades e diversos segmentos da sociedade.
* Informamos que em momento algum, durante a campanha, o candidato Claudinho Stevani ou alguém de sua assessoria política entrou em contato com a reportagem deste jornal.