O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), ressalta a entrega de mais uma capela mortuária à população pelo Poder Público Municipal, no próximo dia 24 de fevereiro, no Weissópolis. A entrega faz parte da programação dos 30 anos da cidade de Pinhais, cuja data de fundação é dia 20 de março. O estabelecimento, tão importante para as famílias, está localizado na Rua Rio Tocantins, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social da Região Sul (Cras Sul).
O local – com área construída de 150 m² – tem capacidade para realização de dois velórios simultaneamente, com total de até 240 pessoas. Conta com estacionamento amplo, banheiros, bebedouros e copas individualizadas, com acesso para Pessoas com Deficiência (PcD) em todos os ambientes. “Uma obra tão aguardada pela população, a capela mortuária será entregue à comunidade nesta semana. Como representantes do povo no Poder Legislativo, nós, vereadores, temos a satisfação em ver mais uma demanda do povo sendo atendida. Um equipamento público essencial que visa trazer conforto e comodidade num momento tão difícil como é a perda de um ente querido. Garantir dignidade às famílias em situações de luto e de dor é obrigação do poder público. E, aqui, na Câmara, como vereadores, somos, muitas vezes, procurados para o atendimento a demandas relacionadas aos trâmites burocráticos e ao funeral de um ente querido. Então, a entrega de uma obra como essa, que obteve todo o apoio da Casa, é mais um motivo de sentimento de dever cumprido”, pontua Marcinho.
Capela Mortuária no Jardim Cláudia
Além do Weissópolis, a Prefeitura de Pinhais planeja entregar, ainda neste semestre, mais uma capela mortuária, no Jardim Cláudia, que contará com sistema de energia fotovoltaica. Em fase de acabamento, a unidade está localizada na Avenida Cotinga, nº 2.464. Ao todo, serão três unidades deste equipamento público, presente também no bairro Estância Pinhais, na Rua Guilherme Weiss, 321.
Para utilizar as capelas mortuárias, basta procurar a Guarda Municipal, pelo telefone 153 ou na unidade física localizada na Rua América do Sul, 742, com comprovante de endereço de Pinhais.
Auxílio-Funeral
A Secretaria Municipal de Assistência Social oferece auxílio-funeral para moradores de Pinhais. O atendimento pode ser solicitado por residentes do município, mediante comprovação de renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional e famílias e indivíduos que atendam os critérios de vulnerabilidade de renda da Política de Assistência Social. É necessário apresentar os documentos de um responsável e da pessoa falecida, comprovante de endereço e certidão de óbito.
O empréstimo de lóculos para sepultamento tem caráter de empréstimo, ou seja, por prazo determinado e a cremação é totalmente gratuita para os que se enquadram nos critérios de avaliação socioeconômica. Segundo dados da SEMAS, em 2020 foram atendidas, com auxílio funeral, 120 pessoas, 220 no ano passado e 24 atendimentos em 2022, até o momento.
Tielo pede bom senso a Secretaria de Trânsito na aplicação de multas em frente a comércio
O vereador Tielo pediu ao Secretário Municipal de Trânsito e Segurança Pública, Major Mendes, o uso de bom senso durante a aplicação de multas em estacionamentos em frente ao comércio. ”Com carinho e respeito, peço que tenha bom senso na aplicação de multas em estacionamentos em frente a estabelecimentos comerciais. Muitos são antigos, têm estrutura velha. Haverá carros estacionados com o bico para a calçada ou para a rua. O cidadão multado poderá deixar de buscar o estabelecimento comercial para não ser multado, prejudicando os comerciantes, que tanto já sofreram com a pandemia. Meu pedido é com carinho, pois sei da competência e ética do Major Mendes”, pediu.
Arnaldo do Vizinho Solidário sugere caminhão itinerante para recolhimento de entulhos em residências
Na sessão em plenário da terça-feira (15/02), o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário abriu seu discurso no Grande Expediente parabenizando o secretário nomeado para a nova pasta do Poder Executivo Municipal, a Secretaria de Trânsito e Segurança Pública, Major Mendes, presente na Casa. ”Parabéns, Major Mendes, pelo comando da nova pasta. Foi uma excelente escolha. Major Mendes conhece bem a cidade e suas demandas. Fará um excelente trabalho”, congratulou.
O vereador também contou que tem acompanhado as licitações de final de ano e junto com o vereador Tomé tem cobrado a Prefeitura por melhorias nos serviços de limpeza no município. ”No final do ano passado, a Prefeitura encerrou o contrato com a empresa que fazia a limpeza, por deixar a desejar na qualidade dos serviços. Por causa do final do ano, os processos licitatórios costumam demorar mais. Então, o mato cresce, e mais rápido, por causa do calor e das chuvas, deixando a cidade com aparência de mal cuidada. Tenho verificado restos de madeiras e móveis velhos em frente às residências. O que ocorre é que o morador tem de telefonar para a Prefeitura para solicitar o serviço de retirada desses entulhos. Muitos não telefonam. Assim, a cidade fica feia, com esse tipo de lixo se acumulando. Então, minha sugestão por requerimento é que a Prefeitura modifique a forma deste serviço funcionar, disponibilizando um caminhão itinerante para recolher esses entulhos sem que os moradores precisem solicitar o serviço. Os custos podem ser viáveis, afinal, o caminhão já recolhe tudo de uma vez só, sem precisar ir e voltar. É um município pequeno, dá para fazer dessa forma. Já quanto aos galhos de árvores das podas, é preciso solicitar o recolhimento, pois, não há como prever quando a poda será feita”, sugeriu.
Carlinhos do Eliza apresenta Projeto de Indicação para contemplar alunos das escolas integrais com transporte escolar
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) ressaltou uma preocupação quanto a sugestão do vereador Arnaldo do Vizinho Solidário de implantar um caminhão itinerante para retirada de entulhos. ”Concordo em parte com a sugestão do vereador, mas, acredito que recolher restos de madeiras nas residências sem autorização dos moradores pode gerar atritos. Há quem esteja em obras nas residências e deixam restos de madeiras que ainda serão utilizados. Se gerar atritos, quem vai ouvir são os funcionários do caminhão”, ressaltou.
Carlinhos destacou o Projeto de Indicação de sua autoria para estender o transporte escolar a alunos das escolas integrais, também. ”Alunos de escolas e CEMEIs que moram a mais de dois quilômetros da instituição de ensino onde estão matriculados são contemplados. Mas, a exceção são os alunos das escolas integrais. Sei que não depende só da Prefeitura, tem de conversar com o Governo do Estado. Mas, apresento o projeto justamente para indicar essa conversa, esse pedido, ao estado”, colocou.